Masterchef

Eliminada do MasterChef, Melina pede emprego aos chefs e ganha oferta de Fogaça

Helena Rizzo também afirmou que as portas de seu restaurante estão abertas para a competidora; veja entrevista com a eliminada

Stefani Sousa

Participante com mais vitórias individuais na 9ª temporada do MasterChef Brasil até agora, Melina foi eliminada da competição. No programa exibido nesta terça-feira (16), a baiana levou a pior em embate contra Fernanda. No desafio de entregar uma receita que representasse a fusão entre Brasil e México, a estudante de letras apresentou um prato que, na avaliação dos jurados, faltava “força e potência de sabores”.   

Abalada com o resultado da disputa, a cozinheira amadora aproveitou os minutos finais no talent show para pedir uma oportunidade. “Eu quero um emprego, pois estou desempregada”, desabafou. Em seguida, na despedida com os chefs, o pedido foi prontamente atendido por Henrique Fogaça: “O MasterChef é o primeiro passo de um monte de portas que vão se abrir. Guarde isso, tá bom? Se quiser trabalhar comigo, vamos ter restaurante em breve novo”, garantiu.  

Helena Rizzo também se colocou disponível: “Se vier para cá, minhas portas estão sempre abertas”. Melina, é claro, vibrou: “Já vou ter como pagar o aluguel”. Oba! 

O que vem por aí? 


Diante das propostas, a baiana reforçou, em entrevista ao Band.com.br, a vontade de mudar de estado e, se tudo der certo, aprender ainda mais com os profissionais. “Quero ir para os dois restaurantes, um em cada turno, se possível”, diz animada. “Sou apaixonada por Salvador, mas acho que em São Paulo terei mais oportunidades. Estou disposta a deixar tudo para trás, chegar com a cara e a coragem para descobrir o que a vida me reserva” 

Embora animada com a perspectiva do futuro, ao término das gravações, ela admitiu estar chateada. “Já chorei tudo o que tinha para chorar. Depois que a gente sai do estúdio é que realmente a ficha cai de que estamos indo embora e a experiência vai acabar. Tudo continuará na minha memória e, depois da tristeza, fica o sentimento de gratidão”, analisa. 

O adeus à sala de aula  

Antes de entrar no programa, Melina estudava letras e fazia estágio em uma escola. Embora apaixonada pelo poder da educação, a cozinheira amadora acredita que a melhor lição que pode deixar para seus alunos é o exemplo de seguir seus sonhos: 

“Tenho mantido contato e eles dizem que estão orgulhosos. Isso é uma coisa que me deixa muito feliz. Estão vendo que a gente pode correr atrás, é isso o que deixo de aprendizado”, garante.  

“Passei a acreditar mais em mim” 


Ao longo do jogo, Melina enfrentou altos e baixos, fez grandes e amigos e quase foi recordista em cortes no dedo. No episódio que acarretou sua eliminação, acabou ficando dispersa, deixou o feijão queimar, focou demais no empratamento e menos no sabor.  

Ela aprendeu a lição, uma das muitas que leva dos meses em que ficou confinada para a competição. “Descobri o quanto sou resiliente e passei a acreditar mais em mim. Entendi que sou capaz de cair e levantar, controlar a minha cabeça e a minha ansiedade”, reflete. Para ela, tudo foi uma ‘montanha-russa’ gostosa de se viver. E de assistir... Parabéns, Melina! 

O que rolou no 14º episódio do MasterChef  


Que tal um cafezinho? 

No primeiro desafio da noite, os competidores tiveram que harmonizar pratos com café por semelhança ou contraste. Cada cozinheiro teve 3 minutos de mercado e 1 hora para fazer as receitas. 

Renato foi o melhor e garantiu a única vaga do mezanino, enquanto Rafael e Melina foram eleitos os piores. Como punição, os dois tiveram 5 minutos a menos na prova de eliminação e Rafael ainda chegou a levar uma bronca de Jacquin por exagerar na pimenta.  

Uma viagem de sabores... 

No embate final, os destaques negativos se juntaram a Fernanda e Lays para uma prova especial. Ao som de mariachis, o MasterChef recebeu os chefs Eduardo Nava Ortiz e Luana Sabino, especialistas na fusão entre as gastronomias do México e do Brasil. 

Os quatro competidores tiveram que preparar uma receita com ingredientes brasileiros e sabores mexicanos, usando o mole, tradicional pasta do país.  

Ao término de 1 hora, Rafael fez a melhor entrega e conseguiu se redimir. A berlinda ficou entre Melina e Fernanda, mas acabou com a eliminação da baiana.