Masterchef

Empadinha Romeu e Julieta: Eduardo ensina receita que fez sucesso no MasterChef

Eduardo agradou os jurados do talent show ao apresentar tradicional salgado com recheio doce

Stefani Souza

Eduardo fez uma empadinha doce que agradou aos jurados
Eduardo fez uma empadinha doce que agradou aos jurados
Carlos Reinis/Band

Empadinha de frango, palmito e até mesmo carne seca são bastante comuns no Brasil. No entanto, poucas pessoas fazem e muitas outras nunca comeram uma empadinha doce. Por isso, o cozinheiro amador Eduardo surpreendeu os jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin ao preparar uma empadinha Romeu e Julieta.

O recheio de queijo com goiabada, aliado a uma boa massa, agradou o paladar dos exigentes chefs e garantiu a vitória do jovem no sexto episódio da oitava temporada. Em entrevista ao Band.com.br, Eduardo revelou que foi sua primeira vez fazendo uma empadinha doce e que o segredo foi pensar na combinação da massa com o recheio.

“A questão é você pensar no sabor que você quer. A massa podre que é bem quebradiça, o recheio vai combinar? No meu caso, eu usei o requeijão cremoso junto com a goiabada cremosa. São dois componentes bem cremosos, que trazem essa umidade que a gente precisa”, explicou.

O jovem cozinheiro também deu uma dica para não errar na hora de fazer a massa podre. “O ideal é que você faça com calma. Pegue a sua gordura, seja a banha ou a manteiga, e junto com a farinha você vai fazer como se fosse uma farofa com as pontas dos dedos. Não pode usar a palma da mão para não esquentar a gordura”, aconselhou.

Outro truque de Eduardo foi trocar o ovo por uma salmoura feita com 30 gramas de água e 6 gramas de sal. Ele também indica que a temperatura do forno esteja sempre entre 220 ºC e 240 ºC. “O forno quente, junto com a gordura, vai bloquear a umidade de chegar na massa e mantê-la crocante”, explicou.

Confira a receita da empadinha Romeu e Julieta

Ingredientes da massa

  • 125 grama(s) banha
  • 250 grama(s) farinha de trigo
  • 30 ml(s) água
  • 6 grama(s) sal
  • 1 gema para finalizar
  •  

Ingredientes para o recheio

  • 100 grama(s) requeijão cremoso
  • 80 grama(s) goiabada cremosa
  • 1 ramo(s) alecrim
  •  

Modo de preparo da massa

Em um bowl, esquente a água com o sal para fazer uma salmoura. Misture a banha com a farinha com a ponta dos dedos. Junte a salmoura na massa e coloque-a em um saco plástico para descansar por 20 minutos.

Modo de preparo do recheio

Coloque uma colher caprichada de goiabada no fundo da empadinha, e complete com requeijão cremoso e finalize com alecrim. Feche a empadinha, pincele gema por cima e asse no forno pré-aquecido a 220 ºC por 30 minutos.