Masterchef

Feijão: conheça 8 tipos do grão e saiba a diferença entre eles

O alimento é o protagonista de uma prova inédita no MasterChef Brasil desta terça-feira (24); entenda

Da Redação, com MasterChef Brasil

Saiba como usar os vários tipos de feijão na cozinha
Saiba como usar os vários tipos de feijão na cozinha
Reprodução/Unsplash

O feijão é o protagonista de uma prova inédita no episódio desta terça-feira (24) do MasterChef Brasil, que vai ao ar às 22h30, na tela da Band. Na primeira disputa da noite, os cozinheiros deverão criar um prato com o grão que é paixão nacional e uma dinâmica especial deixará a competição ainda mais animada. 

Os participantes serão divididos em oito duplas, cada uma com um tipo de feijão. Pela primeira vez na história do programa, os jurados vão avaliar os pratos de cada dupla como em um duelo: o dono da melhor receita garante um lugar no mezanino e o pior vai direto para a prova de eliminação. Prepare-se para fortes emoções!

Os cozinheiros terão oito tipos de feijão disponíveis para preparar um prato campeão. São eles: manteiga, azuki, jalo, verde, rajado, vermelho, bolinha e andu. Você sabe as diferenças entre eles? A gente te conta tudo sobre essas versões da leguminosa.

Confira:

Feijão-manteiga

Esse tipo de feijão é fácil de identificar: o grão é alongado e tem cor clara. Quando cozido, fica com textura aveludada e caldo cremoso. Experimente fazer sopas, saladas e purês com o feijão-manteiga. Ele também aparece em pratos como a dobradinha.

Feijão-azuki

Originário do Japão, o azuki é um tipo de feijão bem versátil. O grão é avermelhado, pequeno e tem sabor suave. Além de brilhar nas receitas salgadas, ele é conhecido na culinária japonesa como o protagonista de pratos doces como o anko. 

O feijão-azuki tem origem no Japão (Foto: Reprodução/Unsplash)


Feijão-jalo

O feijão-jalo tem sabor marcante, quase adocicado. O grão em tom de amarelo é macio e faz um caldo mais grosso. Aposte no tipo para fazer saladas e pratos deliciosos como tutu de feijão e feijão tropeiro.

Feijão-verde

Esse grão é típico do nordeste brasileiro. Ele é a estrela do famoso baião de dois, um cozido de arroz e feijão com queijo coalho e carne seca. O feijão-verde é retirado direto da vagem e seu tempo de cozimento é menor do que outros tipos da leguminosa. Experimente-o também em saladas e pratos com peixe.

Feijão-rajado

O rajado é parecido com o feijão-carioca e uma boa alternativa para variar os pratos do dia a dia. O grão é maior e apresenta manchas rosadas. O sabor é sua característica mais marcante: levemente doce, ele anima a combinação clássica com arroz.

O feijão-rajado chama atenção pela aparência (Foto: Reprodução/Unsplash)


Feijão-vermelho

Outro grão que pode substituir o feijão-carioca no dia a dia. No entanto, ele é mais firme e o tempo de cozimento na pressão é maior do que o carioca. Esse tipo de feijão tem cor intensa e perfeito para o preparo de um bom chilli mexicano.

Feijão-bolinha

Esse tipo é tradicional na culinária portuguesa. No entanto, o feijão-bolinha é mais difícil de ser encontrado do que outras versões do vegetal, mas o sabor não deixa a desejar. O grão em tom de amarelo e arredondado tem consistência macia e agrada em sopas e saladas.

Feijão-andu

O feijão-andu é muito consumido nas regiões centro-oeste e nordeste do país. O grão é redondo, bem pequeno e o tom é levemente amarelado. Ele pode ser consumido ainda verde em saladas como se fosse ervilha fresca. Vai usar o feijão-andu seco? Aposte nos cozidos para aproveitar o sabor marcante.

O feijão-andu pode ser consumido ainda verde (Foto: Reprodução/Ahlan Dias)