Masterchef

Aprenda a fazer as receitas de Lays, campeã do MasterChef 2022

A paulista resgatou memórias da infância e colocou “pitadas” de referências da culinária japonesa para montar o cardápio; confira o passo a passo completo dos três pratos

Da Redação

Lays preparou um menu afetivo para a grande final do MasterChef Brasil 2022, exibida nesta terça-feira (6), e venceu a competição na disputa com Fernanda. A paulista resgatou “vivências, sabores e lembranças” de sua história para montar os três pratos – entrada, prato principal e sobremesa – e adicionou “pitadas” de referências da gastronomia japonesa. Confira as receitas abaixo!

“Busquei incorporar perfis de sabores que me transportam para a minha infância com o objetivo de compartilhar a minha história com as pessoas que irão provar esses pratos. Também coloco ingredientes da cozinha japonesa, pela qual cultivo tanta admiração”, explica ao Band.com.br.

Confira os pratos abaixo e saiba como fazê-los:

Entrada: “Vieira”

“Inicio a degustação com um ingrediente que representa a minha família do coração: a família Vieira. Conheci o André, meu parceiro da vida, há 15 anos. Às vezes, é difícil explicar a nossa conexão com palavras, mas sinto que a gente se conhece de outras vidas”, justifica Lays sobre o prato.

Prato principal: “Comida de mentirinha”

“Quando eu e meus irmãos éramos pequenos, nem sempre tínhamos o que comer no jantar. Apesar de a fome ser cruel, a criatividade e otimismo do nosso pai para enfrentar a vida nos salvou da realidade que, por vezes, era bem dolorosa. A gente gostava de brincar de restaurante. O nosso pai retirava os pedidos e pedia pra gente imaginar o que queríamos comer. (...) Apesar de ser um homem simples, nosso pai era muito culto e conhecia as coisas chiques da vida. Então, ele sempre ‘comia’ lagosta”, relata a finalista.

Sobremesa: “Sorvete da Lays”

“Para finalizar o menu, um sorvete que mistura os sabores do Japão e Brasil, para abraçar a alma”, explica a designer.

Avaliações dos jurados

Entrada

Henrique Fogaça diz que “faltou pouco” para que o prato de Lays atingisse a perfeição. Entretanto, a entrada ficou gordurosa. “O prato está muito bem montado, bonito e agradável. É potente no sabor e, também, delicado. Mas está um pouco gorduroso. Um pouquinho menos e ‘fecharia’ perfeito”, opina.

Prato principal

Érick Jacquin destacou o equilíbrio do prato principal da finalista. “Quando você serviu o prato, pensei que estava faltando molho. Depois, provei e mudei de ideia. É tão saborosa a cenoura que poderia ser um molho. E os legumes são muito doces, então, tem um contraste muito bom. É um prato bem equilibrado, não tem excesso de nada”, avalia o francês. 

Sobremesa

Helena Rizzo enxergou um “jardim zen” na sobremesa de Lays, que encerrou o menu degustação. “Está muito perfumada a sua sobremesa, parece que a gente está comendo uma flor. O sorvete é muito bem feito, bem estabilizado, equilibrado e muito bom. Teria colocado mais framboesa para dar mais frescor”, diz a chef.