Masterchef

Fogaça diz que paternidade mudou sua vida: "Aprendi a valorizar as pequenas coisas"

Da redação, com MasterChef

Henrique Fogaça ao lado dos filhos, Olívia, João e Maria Letícia
Henrique Fogaça ao lado dos filhos, Olívia, João e Maria Letícia
Arquivo Pessoal

Quem vê Henrique Fogaça criticando um prato do MasterChef ou cantando em algum show da banda de hardcore Oitão não imagina que, na verdade, essa fama de durão nada tem a ver com o dono do Sal Gastronomia no dia a dia, principalmente quando o assunto é família. De “coração mole”, como ele se autodefine, o paulista nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, fala com orgulho dos filhos, Olívia (13), João (12) e Maria Letícia (4), e sobre como sua vida mudou após a paternidade. “Só quem é pai sabe. É um amor incondicional. É um ser humano que depende de você durante muitos anos, então é importante poder passar valores, educação e princípios”, diz ao Portal da Band.

Tudo começou com a chegada da primogênita, fruto do relacionamento com a psicanalista Fernanda Corvo, que foi transformadora na vida de Fogaça. “Com todas as questões, a Olívia me ensinou, aprendi muito a dar valor às pequenas coisas, como o sorriso, o abraço e o toque.” Ela tem uma condição rara, chamada epilepsia fármaco-resistente, e o emociona a cada superação. “É inspiração para mim e para muita gente. Faço questão de mostrar porque tem milhões de pessoas que têm a mesma situação em casa e às vezes não enxergam uma saída, não sabem como fazer, aí a pessoa vive uma vida inteira num quarto, a base de remédios.”

É por isso que Fogaça se orgulha de compartilhar cada evolução nas redes sociais e faz questão de usar sua visibilidade para ajudar outras famílias que vivem algo parecido. No Instagram, ele mostra os resultados do tratamento feito com medicina alternativa, dieta cetogênica, canabidiol e física quântica. “Não meço esforços para poder trazer sempre o melhor pra Olívia. Eu sou uma ferramenta para poder disseminar para as pessoas que estão na mesma situação. Fico muito feliz da Olívia ter me escolhido para ser o pai, ter essa visibilidade e mostrar que nosso filhos e parentes podem ter uma vida melhor, mais saudável e conhecer o mundo”, diz.

Já com o filho do meio, João, Fogaça conta que aprendeu a desacelerar. Tanto que hoje é bem comum ele pedir sugestões de filmes para ver em família nas redes sociais (aliás, quem tiver algum pode ir lá indicar). “Sou muito hiperativo e o João puxou mais a mãe, a Fernanda. Ele tem um lado mais caseiro, que também é bom. Me ensina muito.” De acordo com o chef, João está naquela fase pré-adolescente, quando começa a descobrir o que quer fazer da vida. “Adoraria que ele seguisse os passos do pai e fosse um cozinheiro, mas só com o tempo e o dia a dia a gente vai traçar esse caminho”.

Pode até existir dúvida sobre a escolha da profissão de João, mas, ao que tudo indica, a da caçula, Maria Letícia, fruto do casamento com Carine Ludvic, já está decidida. “Com certeza vai ser uma cozinheira porque ela está sempre com o fogãozinho e as panelinhas de plástico falando: `papai, vem cá, vou fazer uma comidinha pra você`”. Eles combinam em tudo. “Ela é bem parecida comigo, acelerada, fala bastante, hiperativa, se dá bem com todo mundo, corre de lá pra cá”, conta. 

Com três personalidades e condições diferentes, Fogaça celebra o Dia dos Pais e agradece por ter sido escolhido por Olívia, João e Maria Letícia. “Cada filho meu tem uma característica e os três me completam”.