Masterchef

Formiga na culinária: chef Kalymaracaya explica o sabor do ingrediente e como usá-lo no dia a dia

A chef de cozinha, que participa do 7º episódio do MasterChef Brasil, conta sobre a importância do inseto na gastronomia indígena

Da Redação, com MasterChef Brasil

Farofa de içá é uma iguaria da culinária indígena
Farofa de içá é uma iguaria da culinária indígena
Carlos Reinis/Band

O sétimo episódio do MasterChef Brasil celebra a nossa cultura indígena e os cozinheiros amadores recebem o desafio de preparar um prato com ingredientes usados na culinária dos povos originários. Entre alimentos como milho, mandioca, taioba e pratos tradicionais como o hî-hî, estão as formigas.

Sim, as formigas fazem parte da gastronomia indígena e aparecem tanto em receitas salgadas quanto em doces. A participante Juliana A., por exemplo, finaliza seu canapé de tapioca com doce de caju e mandioca com uma formiga saúva. Olha só:

Mas esqueça o mito de que comer o inseto faz bem para a visão. Aqui, a gente te conta como as formigas são utilizadas na culinária indígena. Em entrevista ao Portal da Band, a chef de cozinha Kalymaracaya conta tudo sobre o ingrediente e dá dicas de como usá-lo no dia a dia. Confira:

Qual é o sabor da formiga?

A chef de cozinha compara o sabor da formiga com o sabor de capim-limão, erva que tem aroma cítrico. Ela dá outra referência para quem nunca experimentou o inseto. "Já tomou chá de erva-cidreira? Esse é o gosto da formiga", entrega.

Todas as formigas são comestíveis? 

Não, mas a formiga mais usada nos pratos indígenas é a içá (ou tanajura), a fêmea da  saúva. Kalymaracaya conta que, além da culinária, a formiga tucandeira também protagoniza tradicionais ritos de passagem.

Quais pratos levam formigas?

A farofa de formiga é a principal receita indígena com o inseto. E a chef de cozinha explica: "Não há regras na gastronomia indígena. Não existe certo ou errado. As formigas complementam qualquer prato."

Formiga faz bem para a saúde?

A formiga é conhecida pelo seu valor proteico. No entanto, é mito que comer o inseto faz bem para a visão — não há nenhuma pesquisa científica que prove o benefício. "Todos os alimentos que consumimos nos fortalecem. Devemos ter respeito por todos eles, tanto com os animais quanto com os vegetais. Nós, indígenas, pedimos os alimentos para a Mãe Terra com muito respeito", acrescenta.

Onde comprar a formiga tanajura?

As formigas comestíveis não estão nos supermercados; elas são comercializadas por fornecedores do ramo da gastronomia. A chef Kalymaracaya conta que esse alimento é comum nas comunidades indígenas e também dá uma dica para quem quer provar a iguaria. "Converse com um indígena. Ele vai preparar um prato para você", finaliza.