Masterchef

Heitor vence prova no MasterChef e Jacquin elogia receita: “Melhor coisa que fez até hoje”

No cardápio da noite, porco com goiabada e vinagrete de feijão fradinho garantiu a permanência do participante no jogo; anote a receita

Stefani Sousa

Heitor vence prova no MasterChef e Jacquin elogia receita
Heitor vence prova no MasterChef e Jacquin elogia receita
Carlos Reinis/Band

Após viver perigosamente o 10º episódio de MasterChef, na semana passada, Heitor entrou na cozinha nesta terça-feira, 14, com o objetivo de não se arriscar. Deu errado: na dinâmica da primeira prova da noite, o participante até tentou cozinhar com a geladeira segura, mas foi mandado por Kelyn - que venceu a prova anterior - para o desafio com ingredientes arriscados.  

Embora tenha soado como uma desvantagem, a troca acabou se tornando um presente para o cozinheiro amador, que serviu porco com goiabada e vinagrete de feijão fradinho. A receita, considerada por Jacquin como o melhor prato do paulista no jogo até agora, saiu vencedora e deu a ele o título de melhor cardápio da noite. 

O jurado francês fez questão de pontuar. “Parece uma chuva de felicidade dentro do arroz. Me senti comendo o Brasil inteiro dentro desse prato. Me fez até esquecer a sua lasanha [do episódio 10]. Acho que foi a melhor coisa que você fez aqui até hoje”, celebrou. Helena Rizzo, por sua vez, completou que os elementos deixaram sua  “boca feliz” e analisou que o competidor “deu a volta por cima”.  

Em entrevista ao Band.com, o analista de sistemas conta que precisava da vitória para se recuperar na disputa. “Ir mal me fez me sentir vivo, o risco de sair nos faz acordar. Se eu não tivesse sido salvo, tenho convicção de que teria ido embora”, recordou. “Hoje sabia que o meu prato estava gostoso, mas não imagina tanto. Fiquei bem feliz porque não tinha ganhado como o melhor ainda, até então só tinha tido destaque positivo."   

Após a vitória, Heitor teve que dividir os participantes que não foram destaques negativos ou positivos entre fracos e fortes. Depois, salvou um grupo da prova de eliminação. A justificativa para escolher Ana, Sérgio e Márcio? “Ana já tinha me salvado. O Sérgio, em uma prova em grupo, me escolheu como o primeiro da equipe e eu deixei a desejar. Então foi um pedido de desculpa. Já o Márcio é uma das pessoas de quem sou mais próximo aqui”, revela. 

Feliz com a conquista, o participante sabe que ainda há muita luta pela frente até o troféu. “O MasterChef é bem traiçoeiro. Vamos do céu ao inferno muito rápido. Não tem essa de estar ganho, mas estou em paz e feliz”. Bom trabalho!

 

Confira a receita de porco com goiabada e vinagrete de feijão fradinho, feita pelo Heitor:  

  • 3 unidades de mini cenouras 
    100 gramas de feijão vermelho 
    100 gramas de feijão fradinho 
    5 maços de ervas frescas  
    6 unidades de tomate-cereja 
    1 unidade de  limão-taiti 
    250 gramas de lombo suíno 
    4 folhas de brócolis 
    2 pacotes de goiabada 
    50 gramas de açúcar 
    1 colher de sopa de manteiga


Arroz vermelho: refogue alho no azeite. Adicione o arroz e refogue. Incorpore o caldo de porco e de legumes (prepare o caldo com os restos do porco, caule de ervas e 3 cenourinhas), e cozinhe por 20 minutos na panela de pressão.  

Vinagrete de feijão fradinho: cozinhe o feijão fradinho até estar bem cozido, mas levemente al dente. Junte as ervas e os tomatinhos picados, e tempere com limão, azeite, pimenta-do-reino e sal.        

Goiabada: pique as goiabadas e cozinhe com sal, água, azeite e açúcar entre 30 minutos e 40 minutos em fogo alto. Triture tudo, coe e reduza. Ajuste a doçura conforme preferência e adicione 1 colher de sopa de manteiga na goiabada depois de pronta.  

Porco: pique a carne de porco e tempere com sal e pimenta-do-reino. Grelhe por 5 minutos ou até estarem bem grelhados. Incorpore a goiabada.  

Folhas de brócolis: separe 4 folhas picadas, sem caule e sementes. Ajuste na panela quente com azeite e refogue por 10 segundos.