Masterchef

Helena Rizzo sobre seu primeiro MasterChef Profissionais: “É a minha praia”

A jurada, que estreia na competição com cozinheiros profissionais, diz que é possível exigir mais dos participantes; programa estreia nesta terça-feira (13), às 22h30, na Band

Amanda Caroline e Stefani Sousa

Helena Rizzo estreia no MasterChef Profissionais ao lado de Fogaça e Jacquin
Helena Rizzo estreia no MasterChef Profissionais ao lado de Fogaça e Jacquin
Melissa Haidar/Band

As expectativas de Helena Rizzo para o seu primeiro MasterChef Profissionais como jurada são altas. A quarta temporada da competição estreia hoje (13), às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no site e aplicativo Bandplay. “Estou muito feliz e animada. Aprendo muito com o MasterChef, existe uma troca muito rica entre a gente e os participantes”, diz em entrevista ao Band.com.br.

Ela, que trabalha com gastronomia há mais de 25 anos, se sente “em casa” ao lidar com cozinheiros experientes. “Não sei nada sobre a experiência de gravar o MasterChef Profissionais, mas é a minha praia. É completamente diferente, a lógica é outra. Claro que no programa tem a questão do relógio, mas são pessoas que vêm mais preparadas e de quem podemos exigir mais também”, afirma.

A chef de cozinha, inclusive, está animada para descobrir quem são os competidores, seus colegas de profissão, que vão encarar o desafio. “Não faço a menor ideia, estou curiosa. A gente não saber quem são os participantes até começar”, revela Helena.

Exigência na cozinha

Helena é conhecida por “pegar leve” nas críticas aos participantes e não sabe se vai mudar seu jeito de avaliar os pratos no MasterChef Profissionais. Ela garante que será exigente, mas sempre com respeito.

“Na minha cozinha, quando precisei ser um pouco mais enfática, fui. Acho que coisas como ofender pessoas e falar merda tem muito mais a ver com um descontrole do chef. Já fui assim, mas aprendi com o tempo”, conta.

A gente tem que fazer de tudo para tirar o melhor de todas as pessoas que estão trabalhando com a gente. Somos o maestro de uma orquestra. A forma como a gente conduz faz toda a diferença. É importante que eles cozinhem bem, confiantes e concentrados. Claro que a gente tem que chamar a atenção, sim, mas tem jeitos e jeitos de fazer isso.


Provas desafiadoras

Quer um gostinho do que está por vir? Helena Rizzo entrega: “As provas são bem mais difíceis.” Uau!  Logo no primeiro episódio, os participantes devem fazer um menu da chef, e ela selecionou pratos desafiadores para os cozinheiros. “Escolhi pratos que não são fáceis, mas que são possíveis. Coisas do meu cotidiano, que estou acostumada a fazer, e vou ajudar para que façam da melhor forma possível”, finaliza.