Masterchef

Qual a origem da feijoada e por que é tradição comê-la aos sábados? Entenda

O prato clássico da culinária brasileira é protagonista de prova do MasterChef Brasil

Da Redação

Prato queridinho dos brasileiros agita a competição
Prato queridinho dos brasileiros agita a competição
Carlos Reinis/Band

Protagonista da gastronomia brasileira, a feijoada vai agitar o MasterChef Brasil. No 13º episódio, que vai ao ar na próxima terça-feira (28), os participantes terão que elevar o prato ao nível da competição e surpreender o paladar dos jurados. Será que eles vão conseguir preparar esse clássico com muito sabor?

O ensopado de feijão preto com partes do porco e linguiça, acompanhado de arroz, farofa e couve, é o prato — ou melhor, banquete — das festas e reúne a família em torno da mesa, principalmente aos sábados. 

Qual a origem da tradição da feijoada aos sábados?

Para os brasileiros, a feijoada combina com o fim de semana. Não se sabe ao certo a origem dessa tradição em torno do prato, mas acredita-se que sábado foi escolhido como o melhor dia para o consumo da feijoada porque é quando temos mais tempo para prepará-la e fazer a digestão depois de comê-la.

Outra teoria diz que nós herdamos uma tradição portuguesa na época da colonização: a transmontana, um cozido de feijão branco com partes do porco, também é consumido aos fins de semana pelos europeus.

De onde vem a feijoada?

A feijoada é uma adaptação brasileira do cozido português, assim como o cassoulet francês. E quando o assunto é feijoada, vale de tudo: comê-la com laranja, vinagrete, caipirinha… O importante é se divertir.