O primeiro desafio do MasterChef Brasil desta terça-feira (25) foi com a culinária japonesa. Para escapar da eliminação, os cozinheiros amadores precisaram preparar um trio de petiscos inspirados nos izakayas, estabelecimentos típicos do Japão que servem pratos a serem compartilhados e bebidas alcóolicas. Um lugar muito semelhante aos botecos brasileiros.
Ao explicar a prova aos participantes, Erick Jacquin lembrou de uma história pessoal que aconteceu no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), onde se concentram muitos restaurantes japoneses. Em um desses lugares, o dono do estabelecimento quis que o chef francês experimentasse diversos tipos de saquê, o que acabou deixando-o bêbado.
"Os japoneses são muito importantes na imigração do Brasil. E eu fui nesse boteco e o cara disse: 'Experimenta isso, experimenta aquilo'", relembra Jacquin em conversa com o Band.com.br. "Voltei [para casa] de táxi, lógico!". Então não se engane: saquê pode te deixar, sim, bêbado!
O que é um isakaya?
O isakaya é um local típico no Japão que mistura restaurante com boteco. É um estabelecimento casual em que as pessoas vão após o horário de trabalho para petiscar e consumir bebidas alcóolicas. O nome vem da junção de "sentar-se" com "loja de saquê", uma vez que esses locais vendiam apenas bebidas alcóolicas antigamente e ofereciam lugares para os clientes se sentarem.
Ao longo dos anos, os izakayas se tornaram um lugar onde as pessoas se encontram com amigos e colegas de trabalho para relaxar. Além de servirem pratos mais conhecidos da culinária japonesa, como sushi e sashimi, os clientes também encontram outros pratos mais tradicionais e caseiros dessa gastronomia.