Masterchef

Kelyn faz versão vegana de clássico francês e vence prova de eliminação do MasterChef; confira a receita

A cozinheira preparou bouef bourguignon de cogumelos com purê de batata no 11º episódio do MasterChef Brasil

Amanda Caroline e Stefani Sousa 15/09/2021 • 00:31
A mato-grossense ganhou a segunda Prova de Eliminação consecutiva
A mato-grossense ganhou a segunda Prova de Eliminação consecutiva
Carlos Reinis/Band

Kelyn venceu a prova de eliminação do 11º episódio do MasterChef Brasil, exibido nesta terça-feira (14). É a segunda vez consecutiva que a participante supera os demais na dinâmica decisiva. A mato-grossense conquistou os jurados e a chef de cozinha Bela Gil na prova em que o desafio era criar versões veganas de pratos clássicos da gastronomia mundial. A competidora impressionou com seu boeuf bourguignon vegano de cogumelos com purê de batata. Saiba como fazer a receita aqui.

A convidada especial da noite adorou com o molho de vinho tinto que Kelyn preparou. "Está sensacional, muito gostoso. Você conseguiu trazer o sabor da comida de panela, que leva tempo e satisfaz o paladar. Quero a receita", disse Bela. Uau!

Os jurados chamaram atenção para a textura do purê, mas também distribuíram elogios para a participante. "Molho bom, acidez no ponto certo… O purê poderia estar mais aveludado. Mas o prato é gostoso", avaliou Henrique Fogaça. "Conseguir esse resultado com vegetais é surpreendente. O prato está muito rico de sabor e com pegada de comida caseira", opinou Helena Rizzo.

Prato campeão impressionou Bela Gil, que pediu receita do molho de vinho tinto (Foto: Carlos Reinis/Band)


"Minha estratégia é focar no plano A"

Em entrevista ao Portal da Band, Kelyn comemorou mais um resultado positivo na competição. "Estou muito feliz por estar aqui até agora. Quase todas as Provas de Eliminação que eu fiz me trouxeram coisas positivas. Experiências de vitórias, confiança e fortalecimento. Essa foi, sem dúvidas, a melhor de todas. Foi um presente", disse. 

A cozinheira amadora ainda fez uma autoavaliação e entregou os segredos por trás de seu boeuf bourguignon vegano, que deixou os jurados e Bela Gil encantados. "Gostei do prato, que nunca tinha feito. Entreguei o que eu havia pensado. Minha estratégia é focar no meu plano A; quando começo a inventar, me perco", revelou. 

"Caramelizei os refogados e deixei 'pegar' no fundo da panela. Também usei bastante cogumelos secos e fumaça líquida para trazer o defumado. Foi assim que eu construí os sabores do prato", explicou.

Cozinheira (e jogadora) em ascensão

As vitórias têm um preço: todos estão de olho nos movimentos de Kelyn. Mas ela está disposta a "entrar na dança" e jogar, como ela fez na dinâmica da primeira prova da noite — Kelyn realocou Eduardo e Heitor para a geladeira com produtos "arriscados". 

"No começo, tinha muita gente. Por isso, tive menos oportunidades de mostrar o meu jogo, e cada fase do jogo exige atitudes diferentes. Não vou perder a oportunidade de brincar. Quero fazer com que [a competição] seja ainda mais interessante para quem está aqui e também para quem está assistindo", finalizou.

Destaques positivos

Confira as receitas dos participantes que também se destacaram na prova dos clássicos em versões veganas:

A skatista agradou com sua versão vegana do prato típico da Espanha (Foto: Carlos Reinis/Band)
O participante deu a volta por cima com o prato vegano (Foto: Carlos Reinis/Band)
  • masterchef brasil
  • masterchef
  • kelyn