Masterchef

Macarrão cacio e pepe: conheça o prato que será tema de prova do MasterChef

Participantes terão que preparar a receita clássica no terceiro episódio; saiba mais

Da Redação 18/07/2021 • 15:58
"Cacio e pepe" significa "queijo e pimenta"
"Cacio e pepe" significa "queijo e pimenta"
Carlos Reinis/Band

Se você gosta de culinária italiana, não pode perder o terceiro episódio do  MasterChef Brasil 2021, que será exibido, excepcionalmente, na quarta-feira (21), às 22h30, na tela da Band. Os participantes terão que preparar um prato tradicional na miniprova: o famoso macarrão cacio e pepe. Spoiler: a preparação dessa parece simples, mas exige técnica. Quem vencer, sobe para o mezanino e escapa da tão temida prova de eliminação. Haja emoção!

Mas o que é o macarrão cacio e pepe?
O próprio nome entrega a combinação que protagoniza esse prato picante. "Cacio e pepe" significa "queijo e pimenta" — já deu água na boca, né? A receita, que tem origem em Roma, capital da Itália, é rápida de fazer e leva pouquíssimos ingredientes: apenas queijo pecorino ralado, pimenta-do-reino moída na hora e massa seca (espaguete ou linguine, de preferência). 

Por que o cacio e pepe é difícil de fazer?
A dificuldade está na textura do molho delicado, uma emulsão da água do cozimento da massa com o queijo pecorino ralado. Ele não deve ser líquido nem muito cremoso. Por isso, preparar o macarrão cacio e pepe perfeito pode ser um desafio para muitos cozinheiros. 

Outro ponto de atenção no molho: o sal. O queijo pecorino, feito a partir do leite de ovelha, é mais intenso e salgado do que o parmesão. Qualquer excesso pode prejudicar o prato. Será que os competidores da 8ª temporada do MasterChef Brasil vão se sair bem nessa deliciosa missão?

  • cacio e pepe
  • macarrão
  • masterchef