Masterchef

Márcio vence prova do cuscuz com versão paulista; anote a receita e segredos para arrasar no preparo

Participante surpreende os jurados do MasterChef Brasil com receita que leva camarão, e celebra o bom resultado em entrevista ao Band.com

Amanda Caroline e Stefani Sousa

Participante tem sua primeira vitória na competição
Participante tem sua primeira vitória na competição
Carlos Reinis/Band

Márcio leva a melhor na Prova de Eliminação do 9º episódio do MasterChef Brasil. O participante prepara um cuscuz paulista de camarão e conquista o paladar dos jurados. O ator supera Ana e Renato, que também recebem avaliações positivas, e garante sua primeira vitória individual na competição. Abaixo, confira o passo a passo do prato e faça em casa!

"Está muito bem temperado e saboroso. A gente sente o caldo, está muito bem feito. Comida gostosa e reconfortante", avalia Helena Rizzo. "Delicioso, úmido, bem temperado. A flor trouxe um toque contemporâneo aos sabores. Muito bem executado. Adorei seu prato", opina Henrique Fogaça. Em entrevista ao Portal da Band, Márcio revela o segredo por trás do cuscuz que fez sucesso. 

Cuscuz paulista de camarão faz sucesso entre os jurados (Foto: Carlos Reinis/Band)


"A sequência das farinhas é um dos segredos para manter o cuscuz úmido. Primeiro, adiciono a farinha de mandioca [na panela], que mantém a umidade; depois, a farinha de milho", explica o participante. Isso, claro, além de outros "truques" fundamentais. "Tem o tempero, o amor, a 'mão' e os sabores", diz Márcio.

O ator celebra sua primeira vitória na competição depois de algumas semanas sem chamar atenção na cozinha. Ele credita o início de jogo tímido à insegurança em relação aos colegas. "Todo mundo com tanto conhecimento e eu 'vira-lata', que venho de uma cozinha mais rústica. Estava tentando ficar bem comigo mesmo e mais seguro. Teve a ver, também, com o confinamento e com a preocupação com a covid-19 no lado de fora", justifica.

Depois de reerguer no MasterChef, Márcio quer mostrar o quanto a competição é importante para ele e inspirar quem está em casa. "Ainda estou em busca de trazer para o programa a cozinha da casa da maioria dos brasileiros. Da maneira que puder, quero empoderar as pessoas que acham que sua comida é muito simples, que é menor, que é inferior... Não é. Acredite no que é seu e capriche", finaliza.

Saiba fazer também os pratos dos destaques Ana Paula e Renato:


Confira o preparo da receita:


Cuscuz paulista de camarão | Band Receitas

Confira essa deliciosa receita de cuscuz paulista de camarão, realizada pelo Marcio, no 9º episódio do MasterChef Brasil 2021. Saiba fazer em casa em 1 hora

Ingredientes:

1 cebola
2 dentes de alho
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
1 lata de tomate pelado
2 colheres de extrato de tomate
1 cenoura
1 ramo de salsão
1 maço de salsinha
1 pimenta-caiena
1 pimenta-dedo-de-moça
50 g de ervilha fresca
50 g de farinha de mandioca
500 g de farinha de milho crocante
500 g de camarão
1 fio de azeite
Sal e pimenta a gosto
1 ovo

1. Unte os camarões e reserve. Faça um caldo com as cascas e cabeças dos camarões, junto com a cenoura picada, o salsão e ½ cebola, e 1 litro de água.  

2. Refogue a outra metade da cebola cortada em cubos pequenos e 1 dente de alho amassado. Acrescente os pimentões picados (e sem pele) e as pimentas. Refogue até ficarem macios. Adicione o extrato de tomate e os tomates pelados picados.

3. Coe o caldo e acrescente ao refogado. Deixe levantar fervura. Aos poucos, acrescente a farinha de mandioca e deixe engrossar. Depois, acrescente a farinha de  milho, mexendo sempre até ficar toda hidratada.

4. Em uma frigideira, refogue o camarão rapidamente e acrescente no cuscuz. Coloque também a salsinha picada.  

Use o ovo cozido para decorar. Unte uma forma com azeite e despeje o cuscuz. Sirva morno.

Veja fotos do episódio: