Masterchef

Mitiko diz que “cozinhar por amor” será estratégia para vencer o MasterChef

A dentista de 38 anos é de Presidente Prudente (SP) e se apaixonou por culinária ainda na infância; conheça a participante da nova temporada do talent show:

Amanda Caroline e Stefani Sousa

Mitiko é participante do MasterChef Brasil 2022
Mitiko é participante do MasterChef Brasil 2022
Divulgação/Band

Mitiko, de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, está no MasterChef Brasil 2022 por amor. A dentista de 38 anos revela ao Band.com.br que nunca passou tanto tempo longe dos filhos – dois meninos, Gabriel e Leonardo – e do marido, e garante que a saudade é grande. “É muito difícil essa parte, ainda não sei lidar com isso. Na competição, fico tão envolvida que não penso na saudade, mas o coração aperta fora das gravações”, diz a participante sobre a distância. 

Entretanto, para ela, a culinária tem tudo a ver com bons momentos ao lado de pessoas queridas. “A cozinha traz a família e o amor, não é mesmo?”, reflete. 

O MasterChef Brasil estreia dia 17 de maio de 2022, às 22h30, na Band TV, no site e aplicativo BandPlay

Cozinha que vem de berço

A dentista conta que começou a cozinhar em casa aos nove anos e escondida da mãe. Mas, na época, Mitiko não conseguiu esconder por muito tempo que era ela a dona do arroz delicioso que agradava a família. “Minha paixão aumentava a cada dia, tanto que comecei a ler livros e assistir programas de culinária”, conta. Hoje, ela participa do maior talent show de gastronomia do mundo. “Estar do outro lado desperta sensações totalmente diferentes, mas vou me sair bem, com certeza. Eu vou ganhar”, afirma.

A participante da 9ª temporada do MasterChef Brasil diz que gosta de cozinhar de tudo. As culinárias japonesa e caipira, porém, têm um lugar especial em seu coração. “Feijoada, galinhada, pratos feitos no fogão a lenha… Gosto de pratos mais fortes e doces, também”, explica. 

“A culinária é um prazer para mim”

Cozinhar faz parte da vida de Mitiko. A dentista, no entanto, será colocada à prova no MasterChef, que é muito diferente do ambiente caseiro. “Precisa de muito para algo me tirar do sério, mas não sei o que vai acontecer no meio da correria e da pressão. Talvez eu me estresse, não sei”, pondera. E sua determinação deve ser seu sustento na competição.

O frio na barriga da ansiedade existe e a cozinheira amadora tem uma tática para driblar o nervosismo. “Coloco na minha cabeça que eu sei, que eu gosto e que estou aqui por amor”, dispara. Entre os jurados, Henrique Fogaça é seu favorito, e a presença do chef deixa tudo mais emocionante. “Gosto muito do estilo dele”, diz Mitiko.

Deixar a odontologia para se dedicar totalmente à gastronomia não está nos planos de Mitiko, mas ela não descarta a ideia de empreender na área. “Amo minha profissão, meus pacientes e o contato que eu tenho com as pessoas. A culinária é um prazer para mim, mas tenho vontade de ter um restaurante ou alguma coisa assim? Talvez, mas não deixaria de ser dentista, não. Se eu puder trabalhar nos ‘dois lados’, eu supertopo”, finaliza.