Masterchef

Adílio é eliminado do MasterChef em despedida emocionante: “Me sinto coroado”

Participante foi eliminado ao entregar prato “gorduroso e sem sabor”; antes de ir embora, Adílio recebeu o apoio dos colegas, um abraço coletivo e conselhos dos chefs

Stefani Sousa

“Meu coração está bem, estou grato por tudo até aqui”, essas foram as primeiras palavras de Adílio, em entrevista ao Band.com, após ser eliminado do MasterChef Brasil. Na noite desta terça-feira (14), o cozinheiro amador deixou o programa ao apresentar a pior massa da noite, definida pelos jurados como “gordurosa e sem sabor”. 

Embora criticado, Adílio teve uma despedida emocionante ao ser aclamado pelos chefs e acolhido pelos colegas, que desceram do mezanino para um abraço coletivo. Feliz por sua participação, o cozinheiro disse, ao término das gravações, que se sente coroado mesmo sem um prêmio físico. “Foi incrível todo mundo falando o quanto sou importante. O meu troféu aqui também são as pessoas”, celebra. 

Embora triste, a despedida é, para o missionário, a realização de um sonho. “Se eu pudesse falar para o Adílio de 10 anos, que cozinhava para a avó em um fogão de lenha, que ele chegaria ao maior reality de gastronomia do mundo, ele não iria acreditar. Meu coração está muito grato porque parece que realmente tenho um diferencial.” 

O sentimento é de pertencimento e foi confirmado por Ana Paula Padrão na despedida. “Ela me disse que quer ver gente como eu ocupando esses lugares, então saio ciente de que inspirei e vou inspirar muitas pessoas esquecidas, marginalizadas e diminuídas. Saio com a certeza de que gente como eu pode ocupar esses lugares e precisa estar aqui.” 

O que deu errado hoje? 


No preparo da massa, durante a prova, faltou “delicadeza”, garante Adílio. Além disso, sobrou saudade de casa. “Hoje acordei sentindo falta da minha família e um pouco de cansaço. Mas, ao contrário das outras provas de eliminação, entrei com muita gratidão na cozinha, sem medo de sair. Não me sinto eliminado, me sinto impulsionado”, celebra.  

Agora, o mineiro garante que está bem para viver tudo o que está por vir e considera o MasterChef uma ponte que o levará para algum lugar ainda melhor. “Ouvir a Helena falar que tá tudo bem me mostra que aquele prato não resume a minha trajetória. A gastronomia sempre esteve na minha vida e vai continuar, mas imagino que de maneira diferente. O programa foi uma escola, comi e cozinhei coisas que nunca fiz na vida.” O talharim que o diga...  

Adílio trabalha em uma ONG e planeja, no futuro, unir o desejo de ajudar os outros com a cozinha. “Será um mundo novo, mas que estou com muita vontade de conhecer. Se essa experiência do MasterChef termina em mim, é muito egoísmo, quero facilitar a vida de outros”, finaliza. Nós, é claro, desejamos sucesso!  

O que aconteceu no 5º episódio do MasterChef Brasil 


Festa junina boa demais 

Para matar a saudade de um bom arraial, o MasterChef serviu, além de comidas típicas, uma enorme festa junina com quadrilha, música e convidados especiais. Lauana Prado e Tayrone foram os convidados da noite e provaram um verdadeiro banquete feito pelos participantes.  

Dividir para conquistar  

Distribuídos em duas equipes, cada time de cozinheiros teve que produzir 7 receitas, entre elas 3 doces, 3 salgadas e uma bebida. Renato e Mário foram os líderes, respectivamente, dos grupos vermelho e azul. Cada um deles teve que trabalhar com ingredientes específicos em pelo menos um dos pratos. A primeira equipe recebeu milho, enquanto a segunda cozinhou com mandioca.  

Ao fim de 1h45 de prova, com direito a 15 minutos de montagem, a equipe vermelha foi a campeã por dois votos a um. Palmas lentas para Renato, Bruno, Lays, Melina, Jason e Paraskevi.  

Deixa a mortadela brilhar  

Mario, Daniel, Edleide, Rafael, Fernando e Adílio, do time azul, foram mandados para a prova de eliminação. No desafio final, os cozinheiros tiveram 1h para cozinhar talharim com espuma de mortadela.  

Quer casar comigo? 

Daniel e Edleide foram os destaques positivos da noite. O gerente de vendas, no entanto, levou a melhor e causou comoção ao pedir a namorada, Anne Magalhães, em casamento. Ainda no palco, ele se declarou e ganhou a torcida de Ana Paula Padrão. 

Fernando ficou na berlinda, com desempenho negativo, mas Adílio acabou eliminado.