Masterchef

MasterChef distribui 300 marmitas para o projeto O Amor Agradece; saiba como ajudar

Voluntários produzem e distribuem cerca de 3.800 marmitas semanalmente nas ruas, comunidades e ocupações em São Paulo

Fernanda Frozza

MasterChef distribui marmitas para o projeto O Amor Agradece; ajude também
MasterChef distribui marmitas para o projeto O Amor Agradece; ajude também
Reprodução

Você já ajudou alguém hoje? Com a crise econômica acentuada pela pandemia, o número de pessoas em situação de rua e vivendo na miséria aumentou no Brasil. Na contramão, algumas iniciativas trabalham para diminuir esse cenário e amparar quem precisa. É o caso do projeto O Amor Agradece, criado pela produtora cultural Rute Corrêa de Souza em 2018, que distribui marmitas diariamente em São Paulo. No 4º episódio do MasterChef, os participantes cozinharam 300 refeições para doar ao projeto e você também pode fazer a sua parte.

Rute conta que sempre teve uma relação de cura e afeto com a alimentação, e a ideia de criar essa iniciativa veio depois de participar de alguns festivais e da Virada Cultural. “Senti uma violência muito grande na rua por parte dos moradores. E começou a me incomodar muito essa violência deles com o público. E aí eu fui entender quem eu queria ser. Se era a pessoa que fica ali reclamando da sociedade ou se é a pessoa que transforma. Decidi ser a pessoa que transforma”, conta em entrevista ao Band.com.

Projeto
Ela reuniu um grupo de amigos e decidiu cozinhar no quintal de casa. No primeiro dia foram preparadas 198 marmitas. Com o tempo, elas começaram a se encontrar semanalmente na edícula de uma amiga, que virou a sede das ações. O grupo era rotativo, mas chegou a ter 40 pessoas , que faziam  cerca de 140 marmitas por semana, além de distribuir cobertor e objetos de higiene pessoal nas ruas, antes da pandemia.

Com a necessidade do distanciamento social, os encontros precisaram parar, mas o projeto ganhou novo formato. “Cada um cozinha o que vai comer e o que cabe na sua panela. Em maio a gente chegou a bater quase 400 cozinheiros. E 95% do projeto é movido por mulheres. Começou esse formato que é uma coisa muito orgânica e natural. Tem a cozinheira que consegue fazer quatro quentinhas, mas tem a cozinheira que consegue fazer 150.”

Para organizar a produção de marmitas e entregas, O Amor Agradece é liderado por 15 mulheres, incluindo Rute, que formam linhas de frente por região e separam a produção conforme a disponibilidade dos voluntários. Ou seja, se você, por exemplo, pode cozinhar às quartas-feiras à noite e mora na zona oeste, há um grupo no qual pode se encaixar. Ou se prefere preparar as marmitas às terças-feiras na hora do almoço na zona norte, tem também. Assim, todo dia tem comida na rua.

Com esse formato, o número saltou de 150 marmitas semanais para 3.800. “A gente separa por região porque aí dá um match de quem pode cozinhar e quem pode entregar. Atendemos rua, comunidade e ocupação. Levamos quentinha, cobertor, roupa, sapato, fralda, absorvente feminino, higiene pessoal e roupa de criança. O número de pessoas  na rua triplicou com a pandemia”, detalha Rute.

Um levantamento feito em março de 2020 pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que o número de pessoas em situação de rua havia chegado a 222 mil no País, e que tenderia a aumentar com a crise econômica acentuada pela pandemia.  Além disso, um estudo da Fundação Getúlio Vargas divulgado no início do ano mostra que 27 milhões de brasileiros vivem na miséria, com menos de R$ 246 por mês, ou R$ 8,20 por dia.

Como ajudar
Que tal contribuir para o projeto? Há várias maneiras de ajudar O Amor Agradece. Você pode ser um voluntário para preparar as marmitas em casa e/ou para fazer as entregas de carro nas ruas. Também é possível fazer a doação, com PIX, para ajudar nos custos de embalagem e combustível. Além disso, eles aceitam doação de roupas, absorvente e alimentos. E, por fim, a divulgação do projeto nas redes sociais para que chegue a cada vez mais pessoas também é importante. “Amar não faz mal para ninguém”, diz Rute. A gente assina embaixo!

O Amor Agradece
Contato: instagram.com/oamoragradece
Pix para doação: 117.692.838-46