Masterchef

Eliminada do MasterChef com pão cru, Edleide beija Jacquin e ganha flor do chef

Cozinheira amadora deixou o programa após servir bunny chow com massa crua no 11º episódio da temporada; leia entrevista completa

Stefani Sousa

Edleide chegou no MasterChef dizendo ser “só” uma dona de casa, mas deixou a competição, na noite desta terça-feira (26), na lista dos 8 melhores cozinheiros amadores do país. Mesmo aclamada por Henrique Fogaça, que exaltou o quanto a maranhense o surpreendeu ao longo da temporada, a participante levou a pior depois de apresentar um bunny chow [receita famosa na África do Sul] com massa crua. 

Durante a prova, ela até tentou caprichar no sabor do recheio para “esconder” os defeitos do pão, mas os chefs foram detalhistas na avaliação. Edleide, que sempre temeu levar broncas de Erick Jacquin, encheu o jurado de beijos ao se despedir e acabou ganhando o broche que o francês estava usando, em formato de girassol.  

As manifestações de carinho por parte do elenco deram alegria ao coração da eliminada: 

“Eu tinha pavor de entrar no programa e enfrentar os comentários do Jacquin, no passado tinha certeza que iria retrucar as opiniões dele, mas amadureci bastante aqui. Não estou levando o troféu para casa, mas eu tenho o presente que ganhei do chef e isso representa tanto quanto. Vou guardar pro resto da minha vida”, celebra em entrevista exclusiva ao Band.com

Edleide acredita que a experiência ao longo de 11 episódios vai mudar para sempre seu destino. “Hoje ouvi deles que tenho potencial e isso me dá muita força. Quero fazer gastronomia, abrir o meu restaurante e atingir os meus sonhos.” 
 

Edleide desabafa sobre haters e diz que não soube lidar; assista:
 


 

Da fermentação ao resultado... 


Na prova de eliminação, durante o preparo do pão, a cozinheira cometeu dois erros que foram cruciais para sua eliminação. Primeiro, deixou a massa descansando por 1 hora com o forno ligado. Em seguida, com a receita crescida, sovou novamente, acabando com o processo de fermentação. Ela explica que a adrenalina a impediu de fazer uma escolha mais assertiva:  

“São provas tão loucas, tanta euforia, que a gente vacila. Eu acreditei que a temperatura do forno não ia assar o meu pão. Mas o meu erro maior foi tentar sovar ele de novo. Ainda assim, vida que segue. Não há nada que eu pudesse ter feito para remediar.” 

A maranhense entende que precisa estudar para transformar a gastronomia em profissão. “Falta técnica e eu vou aprender. A gente tá sempre em evolução. O MasterChef me fez acreditar ser possível, que sonhos não são inatingíveis. Aqui está se abrindo uma porta imensa.” Uhu! 

Empoderada, ela segue com a missão de mostrar que uma dona de casa pode tudo! “O estereótipo ficou feio para quem quis diminuí-lo. Tenho muito orgulho de ser jornalista, concursada, criadora de conteúdo e mãe. Ser dona de casa faz parte da minha vida, amo e tenho orgulho de cuidar da minha família.” Obrigada pela participação, Edileide. Sucesso! 

O que rolou no 11º episódio do MasterChef Brasil  


O carnaval da gastronomia  

Com muito ritmo e tempero, os participantes desembarcaram no sambódromo do Anhembi para uma missão muito especial: servir feijoada, com quatro acompanhamentos, para 100 membros do grupo especial das escolas de samba de São Paulo. Será que deu trabalho? 

Unidos venceremos  

Vencedora da última prova na semana anterior, Lays foi a capitã de um dos times e escolheu Fernando como seu oponente. Os dois definiram com quem gostariam de trabalhar, mas tiveram que formar equipe com os colegas que estavam no time oposto. Cada equipe recebeu a ajuda de uma baiana para fazer as refeições. A divisão ficou assim: 

Equipe azul: Fernando, Renato, Melina, Fernanda e a baiana Dalva 

Equipe amarela: Lays, Jason, Edleide, Rafael e a baiana Sandra  

O 7 a 1 do MasterChef  

Animados, os competidores cozinharam por 2 horas e tiveram 15 minutos para finalizar a montagem enquanto o serviço estava acontecendo. Ao término, a vitória foi da equipe azul por 95 votos a 5.  

Bora viajar? 

Após o desempenho negativo, o time amarelo foi para a prova de eliminação, que aconteceu no estúdio. O desafio foi fazer Bunny chow, uma receita popular na África do Sul, que leva pão e molho curry. 

Massa amiga... 

Os cozinheiros tiveram 15 minutos para preparar a massa, que descansou por 1 hora. Depois, de volta à cozinha, eles fizeram o mercado em 3 minutos e tiveram mais 1 hora para finalizar o prato. 

Rafael foi o vencedor da noite, enquanto Lays ficou em segundo lugar. Edleide e Jason se atrapalharam nos processos. Ele pecou no sabor, ela entregou a massa crua. O erro na base do Bunny Chow eliminou a maranhense.