Masterchef

Helena Rizzo abre o jogo e diz por que não costuma dar broncas no MasterChef

Chef diz como procura ser no programa da Band - e na vida. Ele reflete que é preciso ter empatia e comenta os desafios em ano eleitoral

Da redação

Helena Rizzo aconselha Paraskevi no episódio de estreia
Helena Rizzo aconselha Paraskevi no episódio de estreia
Melissa Haidar/Band

O que esperar de Helena Rizzo na nova temporada do MasterChef, que estreia nesta terça-feira (17), logo após o Faustão na Band? Quem a viu na temporada passada, percebeu que ela não é do tipo que grita ou distribui “bordoadas” nos participantes. A reportagem do Band.com.br conversou com a chef, que explicou como procura ser no programa.

“Procuro ser o mais ‘eu’ possível. Enfim, estar natural, espontânea, não sou uma pessoa que dá bronca na cozinha, não gosto desse tom. As minhas cozinhas não funcionam assim. Se for fazer uma crítica é melhor tentar construir alguma coisa a partir dessa crítica”, afirma.

MasterChef estreia hoje (17) às 22h30 na Band TV com transmissão simultânea no site e BandPlay

“Claro que depende muito das pessoas também. Toda ação tem uma reação e vice-versa. Nós não conhecemos os competidores, como são as pessoas que irão participar, o que eles irão trazer para a gente. É sempre uma surpresa”.  

Helena cativou o público do programa pelo respeito que procura ter com todos os competidores: “Empatia é fundamental. Ninguém é perfeito, as pessoas acertam e erram, possuem suas debilidades assim como eu e todo mundo. Então, esse olhar é muito importante. Enxergar a pessoa mais profundamente”.  

Embora não costume ser a chef linha-dura, ela acredita que as críticas são valiosas para o aprendizado. “É importante dar toques. É claro que chamamos a atenção na cozinha, até porque é muito mais bacana corrigir do que ignorar”, diz.

Buscamos dizer sempre o que deve ser dito, mas o respeito com qualquer pessoa, idade, raça ou sexo é fundamental. Vejo que as pessoas estão perdendo um pouco disso, esse respeito com aqueles que são iguais. 


Assista à abertura do MasterChef 2022:
 

 

“Teremos um ano difícil”


Consciente, Helena Rizzo se assusta quando se depara com a realidade socioeconômica do Brasil.  

“Acredito que teremos um ano difícil e muito importante. Regredimos em vários âmbitos: ecológicos, sociais e nessa questão de estarmos enfrentando, novamente, períodos de fome”, afirma.  

Uma das preocupações de Helena diz respeito ao desperdício de alimentos:  “Muitas pessoas estão passando necessidade no Brasil e isso não é algo que lemos no jornal, mas que vemos quando andamos na rua, quando vamos ao centro e nos deparamos com o cenário de que existem muito mais pessoas sem casa e comida”.  

“Temos a noção de que não iremos mudar o mundo, mas ter uma consciência e respeito pelo alimento e o não desperdício é fundamental. Eu me refiro ao alimento, porém a questão do lixo também. É importante que os donos de restaurantes e os cozinheiros no MasterChef prestem mais atenção aos ingredientes. Estamos trabalhando com a comida, então devemos olhar mais para isso e avaliar”.

O frio na barriga


Depois de estrear no MasterChef no ano passado, Helena diz como é a sensação de voltar ao programa com Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Ana Paula Padrão. Será que a chef sente menos nervosismo após a primeira experiência?

“Acho que o friozinho na barriga sempre acontece, e é importante ter essa sensação, pois é sinal de que estamos envolvidos com o projeto e querendo fazer o nosso melhor. Estou super animada”, afirma.