Masterchef

Rafael, do MasterChef, explica por que gesticula tanto e fala sozinho nas provas

Destaque positivo na estreia do MasterChef, Rafael tem método de aprendizagem diferente; leia entrevista com o cozinheiro

Stefani Sousa 18/05/2022 • 17:19 - Atualizado em 19/05/2022 • 09:16
Helena Rizzo com Rafael na estreia do MasterChef Brasil 2022.
Helena Rizzo com Rafael na estreia do MasterChef Brasil 2022.
Melissa Haidar/Band

Quem assistiu à estreia do MasterChef Brasil na noite de ontem, 17, notou que o estudante Rafael tem um jeito peculiar de se comportar quando vai cozinhar. Durante a aula do chef Erick Jacquin, o participante gesticulou bastante com as mãos, deu risada do nada e chegou até a falar sozinho. Tudo isso faz parte de seu método de aprendizagem, como explica em entrevista ao Band.com

“Algumas pessoas têm mais facilidade em decorar coisas que fazem fisicamente. Quando o Jacquin fala pra cortar a parte superior e depois a inferior [do coelho], eu vou passando a minha mão no meu ombro, depois nas minhas pernas. Também fui contando os preparos e a ordem, praticamente montando a receita na minha cabeça”, recorda. 

Mais tarde, na hora de preparar o prato, tudo fez sentido. “Animais mamíferos são semelhantes a mim. A gente tem os mesmos ossos, articulações, acaba que é parecido. Consegui memorizar no meu corpo e, depois, relacionar na receita.” 

Conheça os participantes da nova temporada

Deu muito certo! E é assim que Rafael estuda na vida, principalmente quanto o tema é culinária e envolvendo o lado visual e manual das coisas.   

Já sobre falar sozinho, o carioca garante que é uma forma de se concentrar. “Tenho uma imaginação fértil e estou sempre tentando me organizar e focar”, observa. 

O método foi elogiado por Helena Rizzo, ponto para o estudante. “Foi um abraço no coração ouvir uma chef estrelada falando bem de como eu cozinho. Fiquei orgulho e contente”, celebra.