Masterchef

Melhores receitas do MasterChef 2022: como fazer os pratos do 13º episódio

Saiba fazer as receitas da Lays, do Renato e da Fernanda, os vencedores dos duelos na primeira prova do episódio desta terça-feira, 09:

Da redação, com MasterChef

Melhores receitas do MasterChef 2022: como fazer os pratos do 13º episódio
Melhores receitas do MasterChef 2022: como fazer os pratos do 13º episódio
Melissa Haidar/Band

Foi ao ar na TV, no site e no app BandPlay, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, o 13º episódio do MasterChef Brasil 2022. Na prova classificatória, os seis participantes, divididos em duplas, tiveram que preparar receitas com ingredientes escolhidos pelo trio de chefs do programa: Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. 

Melina e Lays cozinharam com os ingredientes do Jacquin. Lays foi a melhor ao preparar uma rã com creme de grão-de-bico e whisky e salada de erva-doce; confira a receita:

Rã com creme de grão-de-bico e whisky e salada de erva-doce


Ingredientes do creme:

1 lata de grão-de-bico
200 g de manteiga
50 ml de creme de leite
2 lascas de alho
1\2 dose de whisky 

Ingredientes da rã:

1 dente de alho picado
4 coxas de rã com o ossinho limpo
1 colher de lemon pepper
1 dente de alho picado
1 colher de curry
1 colher de açafrão
2 pitadas de pimenta-da-Jamaica a gosto
1 fio de azeite

Ingredientes salada de erva doce:

1 ramo de erva-doce cortado em fatias finas 
1 cebola roxa cortada em fatias finas
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto 
Suco de laranja a gosto (opcional)

Ingredientes das fitas de legumes:

1 mandioquinha cortada em lâminas
1 aspargo cortado em lâminas
Vagem a gosto
Tomate-cereja sem pele a gosto

Modo de preparo:

Creme de grão-de-bico: bata o grão-de-bico, o alho e o creme de leite no processador até formar um purê. 

Coloque o purê em uma panela e acrescente manteiga, sal e pimenta. Ajuste a viscosidade do purê com caldo de frango ou de rã. Passe o creme por uma peneira.

Rã: coloque todos os temperos em uma tigela e deixe as rãs marinando por 15 minutos. Depois, frite com manteiga e um pouquinho de azeite. Lembre-se de adicionar ramos de tomilho, alho amassado e sálvia na manteiga.

Salada de erva-doce: misture todos os ingredientes.

Fitas de legumes: fatie os legumes e depois salteie na manteiga com tomilho e sálvia. 

Já no duelo Rafael e Renato, com os ingredientes do chef Henrique Fogaça, Renato ganhou a vaga no mezanino com uma barriga de porco com cuscuz. Veja o preparo da receita:

Barriga de porco com cuscuz marroquino, cogumelo grelhado e salada de rúcula


Ingredientes:

500 g de barriga de porco
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
100 g de cuscuz marroquino
1 cogumelo shitake
1 cenoura
½ maço de rúcula
3 colheres de sopa de melaço de açúcar
1 colher de chá de farinha de trigo
4 fatias de presunto cru
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Para barriga de porco: corte-a em cubos com cerca de 5 cm, reserve.

Em uma panela de pressão, refogue mais cebola, dois dentes de alho picados, meia cenoura picada em cubos, um cogumelo shitake picado e uma colher de sopa de melaço de açúcar. Depois disso, adicione os cubos de barriga e deixe refogar por cerca de 3 minutos. Junte água até cobrir e tampe a panela de pressão. Deixe cozinhar por cerca de 45 minutos. 

Na sequência, disponha os cubos de barriga de porco em uma assadeira. Adicione duas conchas de caldo azeite e pincele as barrigas com um pouco de melaço. Leve ao forno por 25 minutos a 180°C. 

Sobre o caldo da panela de pressão, reserve uma parte para o cuscuz marroquino e a outra parte para fazer o molho. 

Para o cuscuz: coloque-o em um recipiente e adicione a mesma proporção de caldo. Deixe hidratar por 5 minutos. Enquanto o cuscuz hidrata, disponha as fatias de presunto cru em uma assadeira antiaderente, e leve ao forno em temperatura baixa. Deixe assar por cerca de 15 minutos ou até que fique crocante. Depois, corte em pedaços pequenos com uma faca até que forme uma farofa e reserve. 

Refogue em uma frigideira com azeite outra parte da cebola (1/2), dois dentes de alho e ½ cenoura picada em cubos pequenos. Desligue o fogo e adicione o cuscuz marroquino já hidratado. Finalize com talos de rúcula picados, a farofa de presunto e, se precisar, corrija o sal.

Para o molho: adicione 1 colher de chá de trigo no caldo que já estava reservado, leve ao fogo baixo em uma panela e mexa até ficar encorpado. 

Para salada: coloque a rúcula em um bowl, tempere com sal e azeite.

Agora com tudo pronto é só montar o prato e servir.

Por fim, o embate entre Jason e Fernanda, com a cesta da chef Helena, Fernanda foi a melhor ao preparar a sardinha confit com muhammara. Confira a receita:

Sardinha confit com molho muhammara


Ingredientes: 

02 sardinhas inteiras
50 g de amêndoas em lascas
50 g de farinha de milho em floco
Azeite a gosto
01 pimentão vermelho
01 ramo de erva-doce
05 dentes de alho
06 cebolas pequenas
01 limão siciliano
01 laranja Bahia
Sal a gosto
3 unidades de tomate 
20 unidades de jabuticaba
15 g de açúcar

Modo de preparo:

Coloque a sardinha em uma forma, adicione bastante azeite – o suficiente para cobrir a sardinha. Junte os alhos com a casca, as cebolas, o ramo de erva-doce, sal a gosto e leve para assar no forno, na temperatura entre 100°C e 120°C, por 30 minutos.

Abra o pimentão, retire a semente e coloque-o para assar no forno com a casca para cima, até queimá-la, em torno de 30 minutos. 

Em uma panela de pressão, junte as jabuticabas e cubra com água. Deixe na pressão por 15 minutos, retire os bagaços e descarte-os. Transfira o líquido para uma frigideira e deixe até reduzir em ponto de calda. Se achar que o molho está amargo, adicione um pouco de açúcar para ficar uma base mais doce.

Assim que os pimentões estiverem defumados, retire do forno. Espere esfriar e retire a casca – vamos utilizar apenas a polpa. 

Coloque as cebolinhas para grelhar em uma frigideira quente.

Adicione no mixer, ou liquidificador, a polpa do pimentão, a cebolinha, o alho, o limão, a laranja, um pouco de sal e azeite, e bata até que se torne uma pasta.

Corte os tomates selvagens em rodelas e separe.

Torre as amêndoas em uma frigideira, adicione azeite, farinha de milho em flocos e misture até que se torne uma farofa bem crocante.

Inicie o empratamento com o molho muhammara feito com os pimentões. Posicione os tomates selvagens por cima do molho, a sardinha por cima dos tomates e finalize com a calda de jabuticaba nas laterais do peixe e a farofa.