Masterchef - Notícias

O que acontece com a comida que sobra no MasterChef? Veja bastidores

Diretora da atração, Marisa Mestiço revela o destino dos pratos e dos ingredientes disponíveis no mercado após cada programa

Da Redação

Quem assiste ao MasterChef Brasil sabe que a fartura de ingredientes é enorme. No mercado, os participantes podem escolher de tudo e não faltam opções de frutas, verduras, proteínas e especiarias. Mas você sabe qual é o destino dos alimentos que sobram ao término das gravações?

Em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, a diretora da atração, Marisa Mestiço, revelou como funcionam os bastidores deste processo. Ela explica que alimentação é um tema sério no talent show: 

"O que a gente tem trabalhado, desde 2014, mas agora de forma mais concentrada e organizada, é em reduzir o desperdício de alimentos. A gente tem doação de alimentos desde o dia 1 do MasterChef de 2014", explica.  

Marisa pontua que o programa trabalha com uma lista de ONGs e que tudo o que, por lei pode ser doado, é destinado para instituições responsáveis. 

A comida manipulada pelos participantes, no entanto, não pode ganhar o mesmo destino, segundo normas da Vigilância Sanitária. "Mas se o cara pegou sete cebolas e usou uma, o fato dele ter colocado as outras na bancada não tá contaminado, não tá sujo. Então a gente faz um crivo, é um trabalho de formiguinha, a gente entra no cenário e retira todos os ingredientes que não foram manipulados para nenhuma receita", conta. 

 

Ao contrário do que muita gente imagina, apenas Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo têm o privilégio de experimentar todos os pratos de cada episódio. Há algumas ressalvas, é claro, mas o resultado final é degustado somente pelos chefs. O que pode acontecer é dos participantes provarem as receitas uns dos outros enquanto a prova está em andamento. Durante o tempo de cozinha, eles podem comer o que quiserem, mas geralmente a correria é tanta que não sobra nem mesmo um minuto para passear pelas bancadas vizinhas pedindo uma colherzinha para provar.   

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais