Masterchef

O que é pavlova? Conheça a história da sobremesa inspirada em bailarina

O doce, que vai desafiar os cozinheiros amadores no MasterChef Brasil, foi criado em homenagem à bailarina Anna Pavlova; saiba mais

Por Amanda Caroline

Banquete com pavlova define o TOP 3 do MasterChef 2021
Banquete com pavlova define o TOP 3 do MasterChef 2021
Carlos Reinis/Band

Os cozinheiros amadores do MasterChef Brasil 2021 enfrentarão um grande desafio na Prova de Eliminação do 23° episódio (semifinal): preparar um banquete para os jurados e a cantora Pabllo Vittar. Uau! E a sobremesa dessa refeição especial será uma deliciosa pavlova com frutas vermelhas. Você conhece esse doce? Ele foi criado em homenagem a uma famosa bailarina. Saiba mais:

O que é pavlova?

A pavlova é um grande disco de suspiro, feito a partir do merengue francês (mistura de claras de ovos com açúcar), que deve ser crocante por fora e macio por dentro. A sobremesa leva cobertura de chantilly e frutas cítricas frescas, como morango, framboesa, mirtilo, kiwi e maracujá. Trata-se de uma receita clássica e muito delicada.

Qual a origem da pavlova?

O nome já entrega: a sobremesa tem tudo a ver com a famosa bailarina russa Anna Pavlova. A receita foi criada em sua homenagem pelo chef francês Auguste Escoffier no fim do século XIX, mas países como Austrália e Nova Zelândia reivindicam a autoria do doce. Esse prato é muito popular na Oceania e servido, principalmente, nas comemorações de Natal.

Pavlova é opção de sobremesa para as festas de fim de ano (Foto: Envato Elements)