Masterchef

Onde é gravado o MasterChef Brasil? Conheça a história do famoso Vera Cruz

MasterChef Brasil 2023 estreia no dia 2 de maio na tela da Band. Saiba onde é produzido o maior programa de culinária do mundo!

Da Redação

O MasterChef Brasil passou a ser gravado em São Bernardo do Campo em 2022
O MasterChef Brasil passou a ser gravado em São Bernardo do Campo em 2022
Reprodução/Band

Você sabe onde é gravado do MasterChef Brasil, que estreia a 10ª temporada no dia 2 de maio? Desde o ano passado, o programa ganhou uma nova locação: nos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Sabia que a instalação foi um marco do cinema nacional?

A companhia foi fundada em 4 de novembro de 1949 pelo produtor italiano Franco Zampari e pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho. São dois estúdios onde foram rodados mais de 40 filmes – entre eles clássicos como  “O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto, e do campeão de bilheteria Amácio Mazzaropi. 

Conheça os estúdios Vera Cruz:

“Mazzaropi produziu três filmes no Vera Cruz, e muitos pensam que os estúdios eram dele. No inconsciente coletivo ficou essa imagem, dos estúdios do Mazzaropi. Ele produziu coisas maravilhosas e chegou a criar um mar artificial com uma piscina enorme. Coisas grandiosas são possíveis de fazer lá”, afirma o diretor e compositor Walther Neto. 

Apesar do padrão de qualidade internacional, que não ficavam devendo a grandes estúdios americanos como Paramount, Universal e Warner, o Vera Cruz deixou de ser um centro cinematográfico após cinco anos de atividade. Neto explica esse momento de crise.

“Foram muitos erros administrativos. Estavam acostumados com um orçamento lá de fora, mas ao trazerem para a produção no Brasil não diminuíram os gastos. As produções ficaram caras”, lembra o diretor. 

Estúdios “master” como MasterChef

Os estúdios Vera Cruz possuem uma estrutura compatível  à produção de um programa grandioso como o MasterChef. Para se ter uma ideia, são dois estúdios de 3.600 m2 com pé direito de 15 metros de altura. A grandiosidade chamou atenção de Ana Paula Padrão.

“Estou encantada, são estúdios muito grandes. Tem muita coisa original ainda, do início do século passado. É muito interessante gravar no lugar onde o Mazzaropi gravou, um lugar que ele idealizou para ser a Hollywood brasileira”, afirma a apresentadora. 

A infraestrutura do Vera Cruz conta com camarins individuais e coletivos, área de operação técnica e salas de produção para 300 profissionais. Walther Neto vê a volta dos estúdios Vera Cruz “como o resgate da possibilidade desse espaço de produzir novamente filmes relevantes para o Brasil”. 

Tem novo jurado no MasterChef!


Uma das novidades mais aguardadas deste ano é a estreia de Rodrigo Oliveira como jurado ao lado de Erick Jacquin e Helena Rizzo. A apresentação segue sob o comando de Ana Paula Padrão. 

Rodrigo assume o lugar deixado por Henrique Fogaça, que deixa temporariamente o programa da Band após nove anos por questões pessoais.  Aos 42 anos, Oliveira comanda o famoso Mocotó, um restaurante de  cozinha sertaneja que carrega a história da família. O estabelecimento foi aberto em 1973 pelo pai, Zé Almeida, que passou o legado ao filho.

Em entrevista ao site do programa, Rodrigo contou como reagiu ao ser convidado para ser jurado do MasterChef

Saiba quem é o novo jurado do MasterChef Brasil