Masterchef

Onde é o novo estúdio do MasterChef? Conheça a história do famoso Vera Cruz

O MasterChef Brasil estreia em 17 de maio na tela da Band, às 22h30, com muitas novidades; o estúdio é uma delas, confira!

Da Redação 06/05/2022 • 10:56 - Atualizado em 07/05/2022 • 07:41
O MasterChef Brasil está de casa nova, agora gravado em São Bernardo do Campo
O MasterChef Brasil está de casa nova, agora gravado em São Bernardo do Campo
Reprodução/Band

O MasterChef vem aí com muitas novidades! Uma das principais é a nova locação das gravações do programa, que estreia em 17 de maio na tela da Band. Pela primeira vez, a atração é produzida nos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Sabia que a instalação foi um marco do cinema nacional?

A companhia foi fundada em 4 de novembro de 1949 pelo produtor italiano Franco Zampari e pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho. São dois estúdios onde foram rodados mais de 40 filmes – entre eles clássicos como  “O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto, e do campeão de bilheteria Amácio Mazzaropi. 

Conheça os estúdios Vera Cruz:

“Mazzaropi produziu três filmes no Vera Cruz, e muitos pensam que os estúdios eram dele. No inconsciente coletivo ficou essa imagem, dos estúdios do Mazzaropi. Ele produziu coisas maravilhosas e chegou a criar um mar artificial com uma piscina enorme. Coisas grandiosas são possíveis de fazer lá”, afirma o diretor e compositor Walther Neto. 

Apesar do padrão de qualidade internacional, que não ficavam devendo a grandes estúdios americanos como Paramount, Universal e Warner, o Vera Cruz deixou de ser um centro cinematográfico após cinco anos de atividade. Neto explica esse momento de crise.

“Foram muitos erros administrativos. Estavam acostumados com um orçamento lá de fora, mas ao trazerem para a produção no Brasil não diminuíram os gastos. As produções ficaram caras”, lembra o diretor. 

Estúdios “master” como MasterChef

Os estúdios Vera Cruz possuem uma estrutura compatível  à produção de um programa grandioso como o MasterChef. Para se ter uma ideia, são dois estúdios de 3.600 m2 com pé direito de 15 metros de altura. A grandiosidade chamou atenção de Ana Paula Padrão.

“Estou encantada, são estúdios muito grandes. Tem muita coisa original ainda, do início do século passado. É muito interessante gravar no lugar onde o Mazzaropi gravou, um lugar que ele idealizou para ser a Hollywood brasileira”, afirma a apresentadora. 

A infraestrutura do Vera Cruz conta com camarins individuais e coletivos, área de operação técnica e salas de produção para 300 profissionais. Walther Neto vê a volta dos estúdios Vera Cruz “como o resgate da possibilidade desse espaço de produzir novamente filmes relevantes para o Brasil”. 

Além do MasterChef, Vera Cruz receberá produções da Band para os próximos três anos. O novo humorístico da emissora, com Marcelo Médici, Gorete Milagres e Moacyr Franco, também será gravado nos renomados estúdios.