Masterchef

Participantes podem comer a própria comida no MasterChef? Saiba o que acontece nos bastidores

Descubra se os cozinheiros provam suas receitas ou se o privilégio é apenas de Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo

Stefani Sousa 21/07/2021 • 14:16 - Atualizado em 21/07/2021 • 14:18
E você, ficou com vontade de provar o bolo que definiu a primeira eliminação da temporada?
E você, ficou com vontade de provar o bolo que definiu a primeira eliminação da temporada?
Carlos Reinis/Band

Se assistir ao MasterChef em casa já dá fome, imagine ser um dos participantes do programa e ter que estar sempre rodeado por receitas saborosas, que deixam a cozinha perfumada e ainda são elogiadas pelo trio de jurados... Alguns pratos são tão bem avaliados que até a apresentadora Ana Paula Padrão fica com vontade de experimentar. Não à toa, uma das maiores curiosidades do público é saber se os cozinheiros amadores podem ou não comer a própria comida e a dos colegas no MasterChef Brasil. A resposta para este mistério, assim como outras dúvidas recorrentes na internet, contamos abaixo! 

Ao contrário do que muita gente imagina, apenas Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo têm o privilégio de experimentar todos os pratos de cada episódio. Há algumas ressalvas, é claro, mas o resultado final é degustado somente pelos chefs. O que pode acontecer é dos participantes provarem as receitas uns dos outros enquanto a prova está em andamento. Durante o tempo de cozinha, eles podem comer o que quiserem, mas geralmente a correria é tanta que não sobra nem mesmo um minuto para passear pelas bancadas vizinhas pedindo uma colherzinha para provar.   

Nada impede, no entanto, que os cozinheiros tirem dúvidas entre eles e com quem está no mezanino. Por lá, o andar elevado da cozinha não só garante a permanência no jogo como também é uma oportunidade para observar quem está cozinhando e, com sorte, degustar alguma coisa para dar aquela opinião sincera sobre o tempero de algo ou dizer se uma receita ficou boa ou não.    

Antes de entrar na cozinha, cada participante é orientado a preparar somente o necessário para cada refeição. Além da pouca quantidade na panela facilitar o preparo dos ingredientes, a medida é essencial para evitar o desperdício. Por isso, quase não sobra nada na bancada. Depois da contagem regressiva, que anuncia o fim da prova, mãos para o alto e ninguém mais toca nas receitas. Os pratos vão ser filmados, fotografados e avaliados pelos jurados que, em geral, também comem tudo o que é servido em uma única porção que é dividida para os três.   

Em alguns casos, como em bolos ou tortas, em que é impossível cortar antes da degustação, os cozinheiros entregam sem provar o resultado final. Basta confiar nos processos e torcer para que tenha dado tudo certo! O que sobra na cozinha e no mercado é doado para uma instituição de caridade

Afinal, quem lava a louça no MasterChef?  
Outra questão recorrente na caixinha de perguntas dos participantes nas redes sociais é sobre as louças. A cada prova, a bancada fica lotada de panelas e utensílios que são utilizados pelos cozinheiros amadores e lotam a pia com muita coisa para lavar.  

Eles, no entanto, não limpam nada. Na dinâmica do jogo só há tempo para cozinhar e levar os pratos para a degustação. Por isso, a louça fica por conta da produção que, no intervalo de uma prova para outra ou ao término das gravações, faz a mágica acontecer.  

Enquanto a louça é retirada para ser lavada em uma cozinha de apoio, o lixo é trocado, a água das bancadas substituída e tudo vai ficando impecável novamente para que o jogo recomece. Tudo em questão de minutos e com muita agilidade. Incrível, né?

  • MasterChef
  • receitas
  • participantes