Patrick é eliminado do MasterChef Confeitaria após arrancar lágrimas de Jacquin

Confeiteiro errou ao fazer massa choux e não entregou sobremesa de Diego Lozano; leia entrevista exclusiva

Por Aline Naomi

Após uma prova caótica, Patrick foi o eliminado do MasterChef Confeitaria desta quinta-feira (05). No 6º episódio, o desafio final foi reproduzir a sobremesa Contra o Tempo, criada por Diego Lozano exclusivamente para a prova. Ninguém venceu o desafio, mas foi Patrick quem entregou o pior trabalho.  

O confeiteiro teve problemas ao assar a massa choux e quase desistiu da prova. "Não tinha mais o que fazer e o tempo era curto", explica em entrevista ao Band.com.br. "Não achei que usar algum retalho de choux mudaria o resultado." Foi com o incentivo de seus colegas, como Digo e Well, que Patrick conseguiu entregar algo. 

Na hora de os jurados avaliarem seu prato, Patrick arrancou lágrimas não só dos colegas, mas também dos chefs, como Jacquin. "Eu também vou chorar agora. É muito triste, mas, na vida, a gente nunca pode abaixar os braços. Nunca", aconselhou o chef francês.  

Apesar do resultado desastroso, o cozinheiro do Rio de Janeiro foi muito elogiado pelos jurados ao se despedir. "Para ser honesto, eu não me achava tão bom assim", confessa. Eu venho de uma realidade muito diferente da maioria dos participantes aqui. Não estudei confeitaria, não fui para uma escola renomada." 

Para ele, houve muitos aprendizados no MasterChef Confeitaria. "São coisas que eu vou levar para a vida, porque a gente, de maneira alguma, deve desistir", descreve. "Eu entrei muito inseguro e, hoje, saio um pouco mais confiante, acreditando mais em mim, acreditando mais no meu potencial." 

Descobertas e gratidão 

Patrick se mostra reflexivo com a análise de Ana Paula Padrão de que ele é perfeccionista e se cobra demais. "Ela tem razão, porque eu nunca parei para pensar nisso", analisa. "Como eu queria entregar [o prato] perfeito, eu já tinha entregado o jogo mesmo e isso me atrapalhou sim." 

Mesmo triste com a eliminação, ele se sente feliz por ter participado do primeiro MasterChef Confeitaria. "Por mais que eu tenha saído cedo, entramos para a história da confeitaria brasileira", declara. "O sentimento que eu fico, na verdade, é de gratidão." 

O competidor também celebra o apoio que recebeu dos amigos confeiteiros na prova de eliminação. "Percebi que as pessoas acreditavam mais em mim do que eu mesmo. Isso foi muito bonito. Aqui no programa, deu para perceber que tem pessoas que transcenderam a barreira da competição", comenta.  

Agora, ele não sabe ao certo o que vai fazer profissionalmente, mas de uma coisa tem certeza: a saudade de sua esposa, Úrsula, é grande. E o futuro papai quer acompanhar de perto a gestação de seu primeiro filho. "Estou com muita saudade da minha esposa. Depois vou pensar nos próximos planos", finaliza.  

Saiba o que rolou no 6º episódio do MasterChef Confeitaria 

Parece de verdade, mas não é 

O primeiro desafio da noite pegou os confeiteiros de surpresa: os jurados começaram a cortar e comer objetos dispostos no cenário. A missão dos participantes foi fazer um bolo que imitasse, de forma realista, um objeto.  

Para começar, eles se dividiram em duas duplas e um trio. Mas Cesar, campeão da última prova, teve a vantagem de mudar a disposição das equipes e selecionar com que geleia, obrigatoriamente, cada um deveria fazer seus bolos.  

Cesar surpreendeu ao pegar para seu time a geleia mais exótica: a de pimenta vermelha. Ele trabalhou com Luísa e Walkyria para fazer um bule. O trio saiu campeão e subiu ao mezanino.  

Contra o tempo 

Na eliminação, Digo, Matheus, Patrick e Well tiveram uma aula com Diego Lozano, que os ensinou a fazer a sobremesa Contra o Tempo, criada exclusivamente para a prova.  

Os quatro tiveram muita dificuldade para fazer o doce e, por isso, ninguém foi selecionado como campeão. No entanto, Patrick entregou a pior versão da sobremesa e, por isso, deixou a competição.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais