Masterchef

Pía León: Quem é a chef número 1 do mundo que participou do MasterChef Brasil

Chef é amiga de longa data de Helena Rizzo e conquistou o planeta após decidir abrir as portas do próprio restaurante em Lima, no Peru. A seguir, saiba mais sobre a renomada chef Pía León:

Da redação 02/08/2022 • 18:36
Melhor chef do mundo, Pia León participa do MasterChef Brasil.
Melhor chef do mundo, Pia León participa do MasterChef Brasil.
Melissa Haidar/Band

O MasterChef Brasil recebe no episódio desta terça-feira (2) a chef peruana Pía León, eleita a melhor do mundo em 2021 pela World's 50 Best Restaurants. No programa, os participantes serão desafiados a reproduzir uma receita exclusiva da renomada convidada, que batalhou duro até conquistar o título. 

Pía se formou em gastronomia pela renomada escola Le Cordon Bleu da capital Lima. A mãe, que trabalhava com culinária, foi a principal inspiração para que a chef seguisse os mesmos passos na gastronomia. 

Antes do reconhecimento como melhor chef do planeta, Pía trabalhou no Central, o restaurante que projetou o Peru para a gastronomia mundial, como assistente do setor de frios. 

Após decidir ter o próprio negócio, a chef abriu as portas, em 2018, do Kjolle, e no ano seguinte já figurava em 21º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. A conquista não foi pequena. Pía foi a melhor chef mulher da América Latina já naquele ano.

Ao ser eleita a melhor do mundo, no ano passado, Pía expressou o que significado para ela o título de melhor do mundo. 

“O prêmio dá muita confiança. Ao mesmo tempo, é preciso manter os pés no chão”, disse em uma entrevista para a agência de notícias Efe.

Qual a relação com Helena Rizzo?


Muitos anos antes do MasterChef Brasil, Pía León e Helena Rizzo já haviam se unido pela gastronomia. Durante a pandemia, o restaurante da chef peruana ficou fechado por alguns meses e, ao reabrir, ela teve a brilhante ideia de executar receitas de chefs do mundo todo. E escolheu reproduzir um prato de Helena, que possui uma estrela Michelin com o Maní.

A receita reproduzida no Kjolle é um peixe com tucupi, pera e mostarda. A reportagem do Band.com.br conversou com a jurada do MasterChef sobre o trabalho de amiga peruana, além da possibilidade de ter um prato do Maní preparado no restaurante de Pía. 

“Ela é muito criativa e faz uma comida que só vamos comer lá [no restaurante de Pía, no Peru]. Além disso, é uma querida, uma fofa. Foi bem especial ela ter topado participar do MasterChef. Eles têm um trabalho com a equipe e tem alguma atividade que reproduzem o prato de um chef de outro país. Ela me pediu para mandar uma receita do Maní e fez para o pessoal que trabalha com ela”, conta. 

Casamento e carreira




Pía León conheceu o atual marido, Virgilio Martínez, como seu chefe. Ele que a contratou para o Central e, juntos, os dois transformaram o restaurante em um sucesso. Pía e Virgílio estão casados há quase 10 anos e têm um filho, Cristóbal. 

A respeito do desafio de conciliar a carreira com a maternidade, a chef comentou o equilíbrio que procura manter em uma entrevista para Universa, do UOL:

"Primeiro vem minha família. Isso não significa que vou trabalhar menos. Estou concentrada no Kjolle, quero seguir crescendo. Também sou muito envolvida nas coisas do meu filho. (...) Não quero ter o ritmo de vida de Virgilio, nem estar só focada na minha carreira. Tenho isso claro. Sou mãe, adoro ser mãe, e vou ser as duas coisas até onde possa.”