Masterchef

Cecilia Padilha não se arrepende de ter deixado mercado financeiro: "Era tóxico"

Apresentadora do canal Sabor & Arte e participante da 1ª temporada do MasterChef, Cecilia Padilha fala sobre transição de carreira e família; leia entrevista

Por Aline Naomi

 A relação de Cecilia Padilha com a gastronomia começou antes da primeira temporada do MasterChef Brasil, da qual foi participante em 2014. Aliás, começou antes mesmo de ingressar no mercado financeiro, carreira na qual permaneceu por muitos anos até migrar definitivamente para o jornalismo. 

Atualmente apresentadora do programa Experimente, do canal Sabor & Arte, Cecilia cresceu cercada por influências culinárias. Ela relembra a convivência com as avós em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Uma era mais da comida afetiva, e a outra era mais das comidas diferentes", conta.  

Com o pai, era a mesma coisa: "Eu viajava com ele, saía para jantar. Ele me levava a muitos restaurantes diferentes e me passava muito conhecimento também." Mesmo assim, Cecilia optou por seguir carreira na área financeira, acumulando 15 anos de atuação e até um mestrado no exterior quando decidiu arriscar e entrar no MasterChef.  

Escolhendo a felicidade 

Ainda que o programa tenha sido um divisor de águas na vida da ex-participante, levou alguns anos até que ela finalmente abraçasse o jornalismo e a gastronomia como profissão. "Foi algo planejado, eu não fiz da noite para o dia", explica. "O MasterChef foi em 2014, e eu só de fato larguei [o mercado financeiro] em 2017." 

Por muito tempo, Cecilia levou a vida no escritório e a produção de conteúdo ao mesmo tempo, mas ela teve que optar por um dos caminhos — o que não foi uma decisão muito difícil. "Eu decidi pelo que me fazia feliz", declara. "O mercado financeiro é um ambiente tóxico, principalmente para mulher." 

Hoje em dia, Cecilia considera que leva uma vida plena. "A gente pensa que realização pessoal é apenas ganhar muito dinheiro, e não. A realização é o conjunto de muita coisa", reflete. "O que preenche a vida de uma pessoa vai muito além do que apenas ganhar dinheiro e ficar até de madrugada trancada no escritório."  

Uma mudança radical 

Cecilia atribui muito do que conquistou à sua participação no talent show. "Se não fosse o MasterChef, nada disso teria acontecido", afirma. "Eu sou um grande exemplo de como o programa muda radicalmente a vida, mas de uma forma muito positiva. Quando que eu imaginaria, na minha época de mercado financeiro, que eu teria um programa de TV?" 

E assim como Cecilia, sua filha, Isabel, também tem uma forte influência gastronômica em casa. A menina chegou a aparecer na primeira temporada, durante as seletivas, quando a apresentadora ganhou o avental. "Hoje em dia ela tem 11 anos e tem um orgulho. Fala para todo mundo que também participou do MasterChef, porque ela apareceu", descreve.  

Na parede de sua casa, Cecilia reserva um espaço de destaque para seu avental e sua colher, que estão devidamente enquadrados. Ela conta que, até hoje, muitas pessoas lembram sua participação no programa, mas que cada vez mais tem sido reconhecida por seus trabalhos mais recentes. "Isso é muito satisfatório", revela. "Sou extremamente feliz e realizada com o que eu faço, e agradeço muito ao MasterChef por isso."

Tópicos relacionados