Masterchef

Ex-MasterChef sonha em transformar merenda no Brasil: "Propósito de vida"

Participante da 5ª temporada do MasterChef Brasil, Rui Morschel acumula mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais; leia entrevista

Por Aline Naomi

Rui Morschel é ex-participante da 5ª temporada do MasterChef
Rui Morschel é ex-participante da 5ª temporada do MasterChef
Arquivo pessoal

Quem conheceu Rui Morschel só pelas redes sociais pode não se lembrar de que ele participou da 5ª temporada do MasterChef Brasil em 2018. Afinal, o cozinheiro saiu do talent show com 150 mil seguidores no Instagram, mas viu um grande boom em seus perfis durante a pandemia. Atualmente, ele soma mais de 1,2 milhão de fãs na web.  

Engenheiro de formação, Rui conta que trabalhar com gastronomia estava em seus planos antes mesmo de ganhar o avental do programa. “Eu imaginava uma mudança de carreira, mas meu plano era de longo prazo. O MasterChef só adiantou isso, diz em entrevista ao Band.com.br. “Hoje, me considero cozinheiro mesmo, é com isso que eu trabalho.” 

O MasterChef foi um trampolim profissional, mas ele ainda precisou fazer acrobacias para realizar seu sonho. Após deixar o programa, o ex-competidor correu atrás para trabalhar com o que queria. “Era todo dia pegando o telefone e ligando: ‘Oi, eu sou o Rui, estou no MasterChef e queria fazer um evento no seu restaurante’”, relembra.  

Um aprendizado que ele tira dessa época? Que sempre alguém pode dizer sim. “Foram uns três ou quatro meses fazendo eventos. Depois, comecei a priorizar os estudos", descreve. “No final de 2018, eu comecei realmente a desenvolver o negócio da produção de conteúdo e focar mais nisso.” 

Sucesso na internet 

O que levou Rui a focar nas redes sociais não foi a possibilidade de atingir números astronômicos de seguidores, mas o desejo de ensinar. Inclusive, o ex-MasterChef diz com orgulho que a educação é uma de suas bandeiras. "Vi que a produção de conteúdo era algo que eu gostaria porque, ao produzir conteúdo, estou dando uma aula", explica.  

Desde antes do reality culinário, Rui fazia postagens ensinando receitas e dando dicas, principalmente em seu perfil paralelo, Fino do Boi (@finodoboi). Ao se firmar como cozinheiro profissional, ele passou a investigar o modelo ideal para repassar seus conhecimentos. "Para chegar aqui, foram quase quatro anos", pontua.  

Foi na pandemia que ele atraiu o maior número de fãs. "Todo mundo aprendeu a consumir conteúdos na internet, então, foi o boom mesmo", relembra. Hoje, produzir vídeos para as plataformas é seu carro-chefe. "Achei um formato que me dá prazer, qualidade de visa e resultado. Esse é o meu segredo", analisa.  

Alimentando sonhos 

Outra forma que o ex-MasterChef encontrou de unir a gastronomia com a educação foi investir em uma capacitação para merendeiras. "É o meu propósito de vida: melhorar a qualidade da merenda do Brasil. Essa é a grande razão. Foi isso, inclusive, que me ajudou na mudança de carreira", afirma.  

Tudo começou na metade de 2019, quando Rui saiu de São Paulo (SP) e voltou a morar em Curitiba (SP). "A ideia sempre foi construir um motorhome, com uma cozinha, para que eu pudesse viajar com baixo custo, fazendo esse projeto pelo Paraná e, depois, pelo Brasil", descreve.  

O cozinheiro conseguiu fazer um piloto do projeto, que impactou mil alunos de sete escolas do interior do Paraná. Ao todo, foram 10 dias com capacitações. A ideia, em fevereiro de 2020, era viajar e fazer pesquisar para dar forma à iniciativa. Mas a mesma coisa que impulsionou suas redes também brecou seu sonho: a pandemia de covid-19.  

2024, porém, reserva grandes novidades para seu projeto. Rui conta que vai retomá-lo em uma cidade da região metropolitana da capital paranaense, atuando com 54 escolas e 12 mil alunos. "Esse é o grande projeto da minha vida", conclui.  

Tópicos relacionados