Masterchef

Por que comer chocolate é tão prazeroso? Especialista explica "segredo" por trás do alimento

Existe uma razão científica pela qual o doce é tão irresistível

Da Redação 18/11/2021 • 14:01 - Atualizado em 18/11/2021 • 17:23
Descubra por que é difícil resistir ao chocolate
Descubra por que é difícil resistir ao chocolate
Envato Elements

O chocolate protagonizou uma prova especial no 20º episódio do MasterChef Brasil 2021. Os participantes tiveram que pensar "fora da caixinha" e criar uma sobremesa criativa com o doce derivado do cacau; Isabella venceu o desafio com seu ovo beneditino de chocolate branco. Hmmm… Deu água na boca só de pensar, não é mesmo?

De fato, o chocolate é um alimento irresistível — e não à toa. Existe uma razão científica por trás da sensação boa que ele nos proporciona. A nutricionista Ana Luisa Duque Vieira, da Pineapple Medicina Integrada, responde a pergunta: por que comer chocolate é tão prazeroso?

"O cacau é fonte de um aminoácido chamado triptofano, que é o precursor da serotonina, um neurotransmissor essencial para o nosso bem-estar emocional. O chocolate realmente gera a sensação de bem-estar. Além disso, tem a questão da palatabilidade do açúcar, o que nos fazer ter mais gosto pelo doce", explica a especialista.

Chocolate faz bem para a saúde?

O chocolate não é, necessariamente, um vilão da alimentação saudável. As versões com mais de 70% de cacau na composição podem trazer, sim, inúmeros benefícios para o nosso organismo.

"Os chocolates com mais de 70% de cacau na composição têm antioxidantes, que auxiliam na proteção cardiovascular e cerebral, que previnem o envelhecimento da pele… O cacau é rico em ferro, magnésio, cobre e potássio. Eles ainda possuem uma quantidade menor de açúcar e de leite. Por isso, ele se torna menos alergênico", detalha.

Quanto de chocolate posso comer por dia?

Comer um "quadradinho" de chocolate com 70% de cacau na composição (ou mais) por dia é o ideal para extrair os benefícios do doce. "O consumo pode ser diário, desde que seja com moderação. E quanto menor a lista de ingredientes, mais natural o chocolate é. Evite chocolates cujos primeiros ingredientes são açúcar, gordura e leite. Evite gordura hidrogenada e vegetal", finaliza.