Masterchef

Por que hortelã, erva-cidreira e camomila não são chás? Helena Rizzo explica

Nem todo mundo sabe, mas, para uma mistura ser considerada chá, deve ser feita com uma planta específica; entenda

Da Redação, com MasterChef

Entenda a diferença entre chá e infusão
Entenda a diferença entre chá e infusão
Carlos Reinis/Band

Você sabia que, depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo? No Brasil, é comum servi-lo sozinho ou acompanhando refeições mais leves, mas há também o uso medicinal. O que pouca gente sabe é que, hortelã, cidreira, camomila, boldo e outras misturas, popularmente chamadas de chá, são na verdade infusões.   

No MasterChef da última terça-feira (26), Helena Rizzo explicou a diferença entre as bebidas. “Tudo o que é chá é feito com uma única planta, chamada camellia sinensis. Ela forma compostos aromáticos conforme é preparada.” De acordo com a chef, cada parte da planta passa por um processo, derivando em um tipo diferente de chá. 

Ao todo existem 4 qualidades: chá branco, verde, vermelho e preto. Tudo o que foge disso é infusão, processo em que se mergulha, em água fervente, uma substância para retirar dela princípios medicinais ou alimentícios, criando um novo líquido. Para este processo, o céu é o limite: várias plantas podem ser infusionadas e diferentes misturas criadas.  

Decifrando a camellia sinensis 

Cada tipo de chá tem particularidades e sabores únicos. “O chá branco, um dos mais nobres, é feito com o fruto da camellia sinensis e é mais suave. O chá verde é a planta seca, cozida e desidratada. Tem notas de algas, frutos do mar, umami e é amargo”, diz Helena. Os chás preto e vermelho são os mais fermentados. “Tem notas mais frutadas e florais.”