Masterchef

Qual a diferença entre bifes de ancho e chorizo? Entenda

Dois cortes são confundidos pois são retirados da mesma parte do boi

Da Redação

Ancho e chorizo costumam ser confundidos pois são retirados da mesma parte do boi
Ancho e chorizo costumam ser confundidos pois são retirados da mesma parte do boi
Envato Elements

Se você é um apreciador de carne, provavelmente já provou ou ouviu falar sobre os bifes de ancho e chorizo. E no 5º episódio do MasterChef, que vai ao ar na terça-feira, 3, os participantes precisarão preparar churrasco. Em uma das provas da noite, o desafio será fazer contrafilé com molho e acompanhamentos. E é dessa parte do boi que saem os dois famosos cortes apreciados, principalmente, no Uruguai e Argentina. Mas você sabe a diferença entre eles?

Ancho e chorizo costumam ser confundidos pois são retirados da mesma parte do boi. Ambos são cortes do contrafilé, mas a quantidade de gordura, textura e aparência da carne  mudam. E isso acontece porque no primeiro a gordura é entremeada nas fibras e no segundo se concentra na camada externa da peça. Entenda as características de cada um:

Chorizo: esse corte que consagrou a carne argentina como uma das melhores do mundo. Retirado da região traseira e central da carne, no miolo do contrafilé, é extremamente macio porque está em uma parte pouco utilizada para a movimentação do animal. Até tem uma pequena capa de gordura interna, mas se destaca pela gordura externa, na parte superior da pela, o que a deixa bem suculenta e com uma casquinha crocante na churrasqueira ou grelha.

Ancho: também chamado de ribeye e entrêcote, “ancho” significa largo. O corte fica na parte dianteira do contrafilé, entre a 2ª e a 6ª vértebra do boi, e é queridinho por ser suculento, macio e saboroso. É uma carne em que a gordura avança para a parte central. Diferentemente do chorizo, sua principal característica é a faixa de gordura interna, que fica entremeada na carne.