Masterchef

Qual a diferença entre lula e polvo? Saiba modos de preparo

Lula foi tema de prova de eliminação no MasterChef. Produtor gastronômico do programa ensina a diferença em relação ao polvo e alguns truques para você fazer um prato delicioso!

Stefani Sousa

Lula recheada preparada por Daniel, que venceu prova de eliminação no MasterChef.
Lula recheada preparada por Daniel, que venceu prova de eliminação no MasterChef.
Melissa Haidar/Band

A lula foi tema da prova de eliminação do último episódio do MasterChef, que foi ao ar nesta semana. Mário não agradou os jurados e deixou a competição.

É muito comum surgir dúvida entre a lula e o polvo, além de seus modos de preparo, e há uma razão para isso. Ambos são cefalópodes, ou seja, pertencem a uma categoria de moluscos.

A reportagem do Band.com.br conversou com Rafael Brito, produtor gastronômico do MasterChef, que esclareceu os principais pontos que geram confusão entre os dois ingredientes.

“A diferença entre lula e polvo está mais no formato deles e na quantidade de tentáculos. A carne da lula é mais elástica e o cozimento dela é mais rápido. Além de dois tentáculos, ela é mais alongada e tem algumas nadadeiras”, afirma.

E o polvo? “Ele tem o formato mais arredondado, uma cabeça maior e oito tentáculos. A carne dele é mais consistente e tem um outro modo de cozimento”, compara o produtor.


O cozimento da lula


O que ninguém quer é servir uma lula borrachuda, não é mesmo? Para isso, é fundamental prestar atenção nos pontos de cozimento.

“A lula tem dois pontos de cozimento, sendo um em cinco minutos. Se passar desses cinco minutos, vai ter que cozinhar por mais uns 40 minutos para não ficar borrachuda. Pode fazer um cozido de longa duração, ela vai soltando sabor e chega novamente no ponto”, explica Rafael.

O segredo do polvo perfeito


Assim como a lula, o polvo também pode ficar borrachudo. O segredo também está no ponto de cozimento.

O molusco cozinha em 15 minutos, no máximo, alerta Rafael Brito. “Assim ele fica macio e com uma consistência carnuda”, assegura.


Modos de preparo


O produtor gastronômico do MasterChef Brasil passa, a seguir, maneiras simples de se fazer tanto a lula quanto o polvo.

“O polvo cozinha na panela de pressão ou numa água, num caldo saborizado. A lula geralmente é mais refogada, cozinha direto num óleo quente ou pode empaná-la e fritá-la que ela chega no ponto”, sugere.

Anotado? Agora é com você de fazer uma lula ou um polvo deliciosos sem medo de ser feliz!