Masterchef

Quanto tempo demora para gravar o MasterChef Brasil? Saiba detalhes dos bastidores

Para além das 2 horas de transmissão na TV, o programa leva cerca de três meses para ser gravado; entenda como tudo funciona:

Stefani Sousa

Quanto tempo demora para gravar o MasterChef Brasil? Saiba detalhes dos bastidores
Quanto tempo demora para gravar o MasterChef Brasil? Saiba detalhes dos bastidores
Carlos Reinis/Band

Quem assiste ao MasterChef Brasil toda terça-feira, às 22h30, não imagina o tamanho da estrutura criada para que o programa vá ao ar. Para além das 2 horas de exibição na TV, cada episódio demanda tempo para ser idealizado, produzido, gravado e editado. 

Uma temporada inteira leva meses para ser planejada e é resultado de muito trabalho. Tudo começa com a etapa de pré-produção, em que o projeto é desenhado e os participantes são selecionados. Depois, vem a fase de filmagens, em que a atração enfim ganha forma. Do vídeo de abertura até a final vão cerca de 3 meses.  


O tempo de produção de cada episódio pode variar de acordo com o tempo de cozinha. A situação muda, por exemplo, quando os participantes têm uma hora ou duas horas de prova. Desafios mais complexos e longos acabam aumentando consideravelmente o tempo das gravações. Assim como provas rápidas deixam a diária mais curta.   

Com pausa para o almoço, para fazer imagens das receitas e gravar depoimentos individuais de cada cozinheiro, uma diária completa leva em média 8 ou 9 horas para ser concluída. Isso levando em consideração, também, possíveis erros de gravação. 

Quando todo o material é produzido e o programa passa a ser exibido, começa a fase de edição do conteúdo bruto. É quando as imagens de todas as câmeras são analisadas, os principais momentos filtrados e as histórias de cada programa são construídas para o conhecimento do público. Legal, né? 

Hoje tem MasterChef! O que esperar do 7° episódio da 8ª temporada do MasterChef Brasil? 


Na primeira prova, os competidores serão surpreendidos por uma caixa de utensílios de cozinha (desde varal de macarrão até maçarico), que deverão ser usados para preparar a receita. Como venceu a prova anterior, Eduardo tem a vantagem de trocar o utensílio dele ou mudar o de dois concorrentes. Os autores dos melhores pratos serão salvos, enquanto os piores seguem direto para a prova de eliminação.

Já os que tiverem desempenho mediano terão a oportunidade de escapar em uma mini prova de jogo da memória, que consistirá em encontrar pares famosos de comida, como queijo e goiabada, chocolate com pimenta, café com leite...  Quem acertar mais, garante a permanência no jogo por mais uma semana.

No desafio final, o da culinária indígena, os participantes deverão elaborar um prato criativo e original, inspirados nos ingredientes trazidos pela primeira chef indígena do Brasil, Kalymaracaya. Ao final do tempo estipulado, a chef indígena ajuda a escolher o vencedor. Em seguida, Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin definem os três piores cozinheiros da noite. 

Assista spoilers de hoje abaixo:

Tópicos relacionados