Masterchef

Quinhapira: o que é e como fazer a receita que venceu prova no MasterChef

Tiago reproduziu o prato do chef Felipe Schaedler no 18º episódio, que foi ao ar nesta terça-feira (2))

Da redação

Quinhapira do Tiago no MasterChef
Quinhapira do Tiago no MasterChef
Carlos Reinis/Band

A prova de eliminação do MasterChef desafiou os participantes a prepararem uma receita típica do Norte: a quinhapira. Quem lançou o desafio foi o chef Felipe Schaedler, um catarinense que se mudou para Manaus ainda na adolescência e se especializou na culinária da região. O prato leva peixe com pimenta e tapioca, e é servido como uma maneira de expressar a união dos povos.

Quem conseguiu surpreender os chefs com a quinhapira foi o Tiago, que preparou a receita com tucupi, pirarucu, cogumelos e farinha de urani. “Quando a gente prova uma garfada é incrível, mas tem que comer o prato inteiro. Quando chega no final, tá demais. Bem equilibrado, com sabores e acidez”, disse Fogaça. Ainda assim, o chef chamou atenção para o excesso de ardência. “O sabor do caldo tá especial. Uma garfada ok, mas 10 aí passou.”

Jacquin concordou com a avaliação e achou que um dos ingredientes passou do ponto. “Acidez boa, farinha boa, mas pimenta um pouco exagerada”, pontuou.

Helena Rizzo gostou do sabor picante. “Gosta de uma pimentinha, a gente tá ligado aqui”, brincou a chef. Ela afirmou que o prato poderia ser aprimorado comparado ao feito pelo chef Schaerdler, mas que Tiago mandou bem na preparação. “Achei que tá muito bom, você cortou o peixe mais fininho, ele não passou na cocção. Só acho que, comparado com o do chef, ele tem muito amido.  Está mais picante que o dele, apesar de eu gostar de pimenta.”

Quer fazer em casa? Veja o passo a passo!


Ingredientes


50 g de cogumelo seco  
150 ml de tucupi amarelo            
50 g de farinha uarini
300 g de filé de pirarucu  
10 g de carófitas
1 pimenta-de-cheiro
5 g de pimenta indígena
1 cebola média
100 ml de azeite
10 g de amido de mandioca

Modo de preparo


Hidrate todo o cogumelo em 300 ml de água a 80°C por 20 minutos. Reduza os 150 ml de tucupi em fogo baixo/médio, até ficar com 1/3 do volume. Corte a cebola em meias-luas finas e salgue levemente. Em uma panela média e em fogo médio/alto, doure a cebola com um fio de azeite. Quando bem dourado, despeje toda a água do cogumelo e reserve 6 unidades dele para o empratamento. Quando o caldo reduzir pela metade, adicione a redução do tucupi aos poucos, até chegar num leve toque de acidez, mas sem perder o sabor do cogumelo. Se precisar, adicione o amido e corrija o sal.

Corte o pirarucu em 6 retângulos inteiros. Salgue levemente e reserve. Aqueça a frigideira em temperatura média/alta, grelhe cada pedaço até dourar os 4 lados de cada. Hidrate a farinha de Uarini com 15 ml de água fria, salgue e adicione uma pitada leve da pimenta. Regue com bastante azeite. Corte a pimenta-de-cheiro em tiras finas, tire raminhos das carófitas e tempere os dois juntos com a pimenta e o azeite.

Empratamento: em cada prato, sirva 3 pedaços do peixe. Cubra um dos pedaços do peixe com a farinha, outro com as carófitas e a pimenta-de-cheiro e o último com os pedaços de cogumelos. Finalize com o caldo até atingir metade da altura do peixe. Salpique mais um pouco de pimenta sobre cada peixe.