Masterchef

Relembre as provas mais icônicas fora da cozinha do MasterChef: veja bastidores

O MasterChef volta à tela da Band em 17 de maio; enquanto espera a estreia, confira provas que marcaram outras temporadas

Por Stefani Sousa

Ao longo de todas as temporadas do MasterChef Brasil, as provas fora da cozinha, em contextos completamente diferentes, são as mais aguardadas pelos participantes e aclamadas pelo público. Chamados de “externas”, os episódios são planejados com muita antecedência e o resultado é recheado de emoção do início ao fim, como mostram as imagens no carrossel acima.  

Com muito sabor e pratos deliciosos, o talent show já serviu milhares de pessoas e fez coisas consideradas impossíveis: imagine cozinhar em um casamento para 250 pessoas? Aconteceu na 2ª temporada do Profissionais e os cozinheiros serviram mais de 1 mil pratos.

Já rolou também uma prova gigantesca em um estádio. Lá, os cozinheiros atenderam 400 pessoas durante uma partida de futebol feminino entre Corinthians e Santos. Foi o maior público da história do programa!


E por falar em grandiosidade, na 2ª temporada, os amadores tiveram que cozinhar no Rio Negro, em Manaus. O passeio de barco durou 1h30 para que, no fim, os pratos fossem servidos para chefs renomados. Em 2021, teve ainda uma prova na praia, em que o cenário serviu de inspiração  para definir o top 10 da 8ª temporada.

É prova (também!) para a produção

Para que cada ideia funcione, uma equipe é responsável por produzir cada detalhe e garantir que a estrutura da cozinha adaptada seja a mesma do estúdio. Longe das câmeras, o trabalho dura meses e, às vezes, começa antes das gravações oficiais. Em entrevista ao Band.com.br, Carla San Vicente, produtora executiva da atração, revela detalhes dos bastidores. 

De acordo com ela, a estrutura conta com cerca de 3 caminhões de estrutura, fornecedores contratados especificamente para a prova e uma equipe que gira em torno de 150 a 200 pessoas. O desafio é imaginar todos os cenários. “Você tem que validar tudo e prever possíveis problemas, desde chuva até a necessidade de banheiro. Precisa entender se é um lugar seguro ou se exige alguma documentação específica", conta.  

Coordenadora de externas do programa, Nathalia Moreno diz que “a maior dificuldade é encontrar um espaço que faça sentido para a prova, seja bonito visualmente e consiga comportar toda a nossa estrutura. Na maioria das vezes a gente monta a estrutura do zero.” 

Externas que marcaram época 

Se para o público as provas fora do estúdio são emocionantes, para a produção o sentimento é o mesmo. Sabe quando alguém diz que algo é impossível? Não para o MasterChef. Tamanha grandiosidade, o programa já levou a cozinha lugares inimagináveis, como um navio da Marinha.  

A coordenadora lembra em detalhes da gravação: “Subimos os equipamentos por containers e em cordinhas, por guindaste. Se eu não me engano servimos 200 oficiais da Marinha. Foi muito improvável, mas demos um jeito", recorda.  

Já para a produtora executiva, sua primeira externa vai sempre ficar na lembrança. “Foi a seleção dos participantes da 2º temporada. Foi em um galpão imenso, os jurados experimentaram diversos pratos e a montagem do espaço foi gigantesca.” 

Além disso, já rolou também muito perrengue, como chuva, barro, equipamento emperrado e até trator sendo utilizado na produção. Tudo isso para criar um programa memorável. Deu saudade? Em 17 de maio, às 22h30, estreia a 9ª temporada do MasterChef Brasil. Anote na agenda!   

Maratonou o MasterChef e sabe tudo sobre as provas fora da cozinha? Então faça o teste abaixo e avalie seus conhecimentos:

Também é possível assistir, no vídeo abaixo, 5 provas externar extremamente intensas que marcaram a história do programa. Dê o play!

Tópicos relacionados