Masterchef

Risoto caprese: Aprenda a receita da Adriana, vencedora do 13º episódio de MasterChef

Da redação, com MasterChef

Receita MasterChef: Aprenda a fazer risoto caprese
Receita MasterChef: Aprenda a fazer risoto caprese
Unsplash

Dona das receitas que encantaram os jurados do MasterChef no 13º episódio, Adriana se consagrou vencedora do talent show ao servir cação com creme de espinafre e nhoque ao molho de queijo e shitake. Agora, a campeã divide uma de suas receitas favoritas e que faz sucesso em casa quando recebe os amigos e prepara um bom jantar. Aprenda a fazer o risoto caprese: 

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola média cortada em pedaços bem pequenos 
1 tablete de manteiga
3 xícaras de caldo de legumes
1 maço de manjericão
300 ml de azeite extra virgem
1/2 xícara de vinho branco seco
150 gramas de muçarela de búfala em bolinhas
100 gramas de tomate cereja cortado ao meio

Modo de preparo:

Lave e seque todas as folhas de manjericão. Em seguida, separe algumas para finalizar o prato. Em um liquidificador, bata o manjericão e o azeite. Reserve. Faça o caldo de legumes e coloque pra ferver. Em uma panela de fundo grosso, no fogo médio, coloque meio tablete de manteiga e refogue a cebola até ficar macia. Junte o arroz arbóreo e deixe até que os grãos estejam bem envoltos na gordura. Acrescente o vinho e misture. Não deixe de mexer enquanto espera o vinho evaporar por completo e o arroz quase secar. Aos poucos, acrescente o caldo enquanto o arroz está secando. 

A proporção entre caldo e risoto deve ser de uma xícara de arroz para três xícaras de caldo. Deixe cozinhar por 12 ou 15 minutos. até que o grão fique al dente. Cerca de 2 minutos antes de desligar, acrescente três colheres de manteiga e o parmesão ralado grosso. Experimente e adicione sal e pimenta do reino ralada a gosto. Desligue o fogo e acrescente os tomates cortados e a cebola. Adicione três colheres de molho de manjericão batido no liquidificador. Sirva imediatamente.