Na repescagem da 8ª temporada do MasterChef Brasil, os participantes eliminados deverão aproveitar o frango ao máximo para provar que merecem uma nova chance na competição. Os cozinheiros amadores terão que surpreender os jurados com receitas criativas — e quem conseguir elevar pratos com miúdos ao nível do programa pode se destacar.
Miúdos de frango não devem ser descartados: partes como moela, fígado e pé fazem bem à saúde e merecem espaço no cardápio do dia a dia. Além do sabor e da importância de evitar o desperdício, eles possuem grande valor nutricional. A nutricionista Viviane Gomes, especialista do Instituto Castro de Medicina, explica que tratam-se de alimentos ricos em proteínas e vitaminas, e com poucas calorias.
A expert, no entanto, chama atenção para a frequência do consumo e higienização dos miúdos. "São alimentos ricos em colesterol. Portanto, é preciso ter atenção com a quantidade consumida semanalmente", alerta. "Também devemos nos ater à procedência desses alimentos. Criadores injetam hormônios nos frangos para crescimento e ganho de peso, o que é perigoso para a nossa saúde. Os miúdos, principalmente o pé, devem ser muito bem higienizados antes de serem preparados", completa.
Os miúdos podem protagonizar pratos como canja e outros ensopados, farofa, patê e mais. Conheça os benefícios dos miúdos de frango para a saúde:
Fígado de frango
"O fígado é uma fonte surpreendente de vitamina C e possui uma boa variedade de minerais essenciais", aponta a nutricionista. A presença da vitamina A no fígado de frango ajuda a visão; já o ferro ajuda na prevenção da anemia e melhora o sistema imunológico; o ácido pantotênico age no combate o estresse.
Moela de frango
Essa parte do frango possui altos índices de proteína. Suas vitaminas e minerais ajudam a proteger o organismo contra o câncer de mama, bexiga, pulmão, próstata e pele, e também colabora para a produção dos hormônios da tireóide e na melhora da saúde reprodutiva.
Pé de frango
Além de oferecer muitos nutrientes ao nosso corpo, o pé de frango é rico em colágeno. "Essa proteína ajuda na digestão, aumenta a resistência de articulações e ossos, mantém unhas e cabelos saudáveis, e contribui para o rejuvenescimento da pele e para o processo de cicatrização", finaliza a especialista.