Masterchef

Sorvete de alface do MasterChef Profissionais viraliza; saiba como fazer

Na prova de eliminação do MasterChef Profissionais, Franklin fez uma releitura doce da salada caprese e preparou um sorvete de alface; veja como se faz

Da Redação

O sorvete de alface de Franklin deu o que falar na web! No último episódio do MasterChef Profissionais, na terça-feira (26), o desafio da prova de eliminação foi preparar um prato salgado e uma sobremesa em que a estrela fosse o tomate. O cozinheiro foi destaque positivo ao fazer um gaspacho e uma salada caprese doce

"A sobremesa era um crème anglaise de queijo minas tostado, compota de tomate no mel silvestre, suspiro de manjericão e sorbet de alface", explica Franklin ao Band.com.br. Ele conta que provou o sorvete de alface pela primeira vez em 2012 e aprendeu a receita com um chef com quem trabalhou: "Eu me apaixonei e uso até hoje." 

Apesar de ter contado com uma sorveteira profissional na cozinha do MasterChef, Franklin diz que é relativamente fácil reproduzir o sorvete de alface em casa. "O que eu fiz foi a calda de açúcar, que tem que estar em ponto de fio fino, e o suco de alface", pontua. "Isso se aplica, na verdade, a vários outros sorbets: você usa uma calda e um suco do sabor que você quer, junta os dois e leva para congelar." 

Confira abaixo a receita do sorbet de alface: 

Sorbet de alface 

Ingredientes: 

1 pé de alface 

1 xícara (chá) de açúcar 

1 xícara (chá) de água 

1 colher (sopa) de vinagre   

Modo de preparo: 

Faça um suco de alface no liquidificador com 2 xícaras de água. Peneire e reserve. Com o açúcar e a água, faça uma calda em ponto de fio fino. Misture a calda com o suco e o vinagre. Leve ao freezer para congelar.