Masterchef

Vencedor do MasterChef, Thiago confessa: “Não confiava nas minhas habilidades"

Consagrado como o melhor cozinheiro das duas provas, Thiago levou para casa o troféu da noite e se surpreendeu consigo mesmo

Stefani Sousa

Thiago vence o MasterChef
Thiago vence o MasterChef
Carlos Reinis/Reprodução

Quando o publicitário Thiago, 27, pisou na cozinha do MasterChef Brasil 2020, no 5º episódio, exibido nesta terça-feira, 11, mal conseguia conter a emoção. Tamanha ansiedade foi notada pela apresentadora Ana Paula Padrão que, minutos depois, quando ele começou a cozinhar seu cuscuz mole com sardinha grelhada e molho gribiche, ficou impressionada com a calma e tranquilidade do participante. Consagrado como o melhor cozinheiro das duas provas, Thiago levou para casa o troféu da noite e se surpreendeu consigo mesmo. “Eu não confiava tanto nas minhas habilidades, mas muita gente confiava em mim e agora quero dividir essa conquista com todos”, contou em entrevista ao Portal da Band.

Enquanto ainda estava assimilando a vitória, logo após o término das gravações, o participante explicou que o amor pela cozinha vem de casa. “Desde a infância tive muito contato com a comida. Minha família inteira gosta de cozinhar e de comer. Lembro de sempre passar os finais de semana na casa do meu avô e dele preparar grandes almoços de domingo. O processo começava ainda no sábado e, muitas vezes, vi ele assistindo programas de TV, lendo e aprendendo novas receitas. Ele estudava para fazer o melhor pra gente e isso me inspirou muito”, reflete.

Thiago no MasterChef Brasil 2020Carlos Reinis/Reprodução

Referências não faltavam ao cozinheiro, nascido em Sorocaba, mas que desde 2017 mora em São Paulo com a namorada, Bia, e os cachorros Beca e Chico. Na casa, que também é escritório do casal, os horários de almoço são usados como momentos sagrados para cozinhar e ousar nas receitas. Apesar de ter uma carreira bem estabelecida no mercado digital, Thiago mira novos rumos na cozinha. “Gosto do que eu faço e sinto que me encontrei na publicidade, mas não amo. Mesmo com a vitória, sei que a minha vida não vai mudar de uma hora para outra, que as mudanças serão gradativas, mas tenho como objetivo mudar de área. Posso continuar sendo sócio da agência que tenho com a minha namorada, mas pretendo viver de gastronomia.”

Fã de massa fresca, sua especialidade, o paulista chegou na cozinha treinado e com a experiência dos últimos meses de quarentena, em que se dedicou a estudar e aprender o que não sabia. “Amo salgado, mas no isolamento até comecei a fazer uns doces, me colocando a prova em passos curtos, mas seguindo”, explica. Com a vitória, volta para casa mais animado do que nunca. “O MasterChef fortaleceu meu sonho, me deu mais força pra viver de gastronomia e transformar esse amor em trabalho e fonte de renda. Tenho consciência de que preciso estudar muito e saber do que estou falando e fazendo. Administrar um restaurante não é só cozinhar bem”, pondera.

Ser o melhor cozinheiro da noite, no entanto, não foi por acaso. De acordo com o participante, que assiste ao programa desde a primeira temporada, rolou até um estudo dos gostos de cada jurado. “Procurei entender os chefs e o que eles queriam. Sei mais ou menos o estilo de cada um e busquei atender as referências que eu sei que são boas e que eles gostam”, confessa.

Thiago prepara prato no MasterChefCarlos Reinis/Reprodução

Preferências administradas, foi hora de cuidar da ansiedade em um ambiente tão novo e cheio de pressão. “Lido com a ansiedade todos os dias. Se penso que algo pode dar errado transformo isso em uma bola de neve. Muitas vezes me falam pra respirar e ficar calmo, mas não consigo. Agora sei que a ansiedade é algo que todo mundo pode ter e eu não sou inerente a isso. Ela pode estar presente na minha vida, mas não posso deixá-la me dominar. Se consegui na prova, posso conseguir em outras situações.”

“É o sentimento mais louco que já senti em toda a minha vida”, diz sobre vencer o MasterChef. “Tudo se resume a esse minuto, o quanto estudei, o que deu certo ou errado. Entendi que sou capaz e não preciso me desdenhar”, finaliza.