O Melhor da Noite desta terça-feira (27) recebeu no palco o psicólogo Isaías Ribeiro de Oliveira, especialista em trânsito do Detran SP, que falou sobre o perfil de agressores de casos que mobilizaram o Brasil, como as colisões envolvendo veículos da Porsche.
No palco do programa, o especialista destacou que, em casos como o do atropelamento que comoveu o país, o equilíbrio emocional dos motorista é o principal problema. “[Pode ter] Essa questão do poder, da arrogância, da prepotência, mas a questão não é o veículo, não importa que seja um Porsche ou um veículo potente”, disse. “Tem a ver com a postura do condutor, a postura do motorista”, explicou.
Apesar disso, o especialista contou que existe um perfil comum entre os agressores e motorista envolvidos em tragédias com carros potentes no Brasil. “São pessoas de 25 a 40 anos, pessoas com alto poder aquisitivo, geralmente empresários. Esse é o perfil de pessoas que usam esse tipo de veículo”, disse.
Rodrigo Mello, Piloto de Porsche Cup, também foi até o palco do programa e, questionado por Glenda Kozlowski, explicou que pilotar não é uma atividade que pode ser feita por qualquer um. “Para você pilotar um carro de corrido, em um autódromo, você precisa de uma habilitação específica, que você obtém na confederação brasileira de automobilismo e precisa fazer um curso. Tem que se preparar, tem provas teóricas, provas práticas e só depois você pode passar a competir em uma categoria como a que eu concorro, por exemplo”, explicou.