"As mulheres negras estão mais expostas à violência", destaca Cynthia Martins

Jornalista Cynthia Martins falou sobre a luta das mulheres para conquistarem espaços no mercado de trabalho

Da Redação

Na véspera do Dia Internacional da Igualdade Feminina, o Melhor da Noite trouxe histórias emocionantes de mulheres que lutam contra as adversidades. Uma delas foi a eletricista Érica, que compareceu ao palco da atração ao lado da repórter Cynthia Martins, que falou sobre as dificuldades que as mulheres, sobretudo as mulheres negras, enfrentam no Brasil.

“Se a gente fala da dificuldade das mulheres no ambiente de trabalho no geral, imagina uma mulher preta. A gente trouxe a Érica justamente para trazer esse perfil. As mulheres negras estão mais expostas à violência, física, psicológica. As mulheres negras estão mais expostas a isso e não estamos sendo valorizadas no mercado de trabalho, ganhando 55% menos que homens brancos”, frisou a jornalista.

Na sequência, Érica, que completou um ano trabalhando como eletricista, contou um pouco sobre sua experiência.

“Eu tive bastante dificuldade quando ingressei por ser mulher, preta, da periferia. Uma inclusão em um setor que era só de homens. A gente incomodou um pouquinho, mas fomos contornando, em um trabalho de formiguinha. É um trabalho perigoso, mas fomos capacitadas, habilitadas. Seguimos todos os procedimentos para voltar para casa para nossas famílias. Muito feliz e realizada”, relatou ela.