Melhor da Noite

Atleta de 74 anos que superou AVC descobriu amor pelo mar após conversa com Deus

Stella Mesquita virou nadadora de longas distâncias depois que se viu impedida de seguir suas atividades de corrida ao sofrer um AVC

Da Redação

O Melhor da Noite desta quinta-feira (25) contou a história de Stella Mesquita, ex-maratonista que superou um AVC e se tornou nadadora de longas distâncias em mar aberto. Durante a entrevista, parte de uma série da repórter Bárbara Damasceno sobre mulheres +50 que transformaram a própria vida, a moradora do Rio de Janeiro, que é bastante religiosa, contou que descobriu o amor pelo mar durante um momento de oração.

Stella coleciona feitos incríveis no mar e chegou a nadar mais de 24 quilômetros em mar aberto. A natação é, no entanto, um renascimento para ela, que era maratonista até sofrer um AVC.

“Depois que eu tive um AVC, eu não consigo mais correr. Eu fiquei muito triste porque eu ia para a lagoa, não conseguia correr e ficava vendo as pessoas correndo e aquilo mexia comigo, eu ficava muito triste, pensando 'e agora?'”, contou. “Um dia, eu estava orando e me veio assim: 'vai nadar... você nadou na adolescência, volta para o seu primeiro amor'. Quando eu entrei na piscina se eu ia conseguir dar as braçadas, eu entrei no raiozinho e quando eu dei as primeiras e vi que eu conseguia, eu gritava: 'Obrigada, meu pai'”, completou.

Ela contou que foi acompanhada de um professor para a primeira aventura em mar aberto e saiu apaixonada. “Eu tinha um professor que me dizia que eu tinha que nadar no mar, eu perguntei 'você me leva?' e foi pá pum. Ele foi comigo e virou minha paixão”, disse.

Atualmente, Stella Mesquita tem um vida bastante regrada e divide o dia entre a academia de musculação e a praia. Questionada por Bárbara Damasceno, a mulher contou que, inicialmente, o amor pelo mar preocupou a família, mas agora seus os resultados são motivos de orgulho para os filhos. “Minha família acha que eu sou meio maluca, né? Quando eu decidi fazer o desafio de 16KM, meu filhos quase que me internaram. Agora, eles têm o maior orgulho do meu último feito, que foram os 16KM que eu nadei na ilha grande”, completou.