Um acidente aéreo com uma aeronave da Latam deixou passageiros e tripulantes assustados durante uma viagem entre a Austrália e Nova Zelândia nesta segunda-feira (11). O avião perdeu altitude e algumas pessoas foram arremessadas ao teto, ficando feridas. Entre os feridos está o brasileiro Evandro Alves, que falou ao Melhor da Noite sobre os momentos de tensão.
Evandro contou que, pouco menos de uma hora antes do pouso, o avião despencou no ar. Ele destacou que todas as pessoas que estavam sem cinto de segurança foram arremessadas contra o teto da aeronave. “No caminho para Auckland, faltando uma hora para chegar, aconteceu uma pane no avião e algumas pessoas estavam sem cinto - eu inclusive - e todas foram arremessadas para o teto. Por sorte, eu não me machuquei e não me feri, mas vi algumas pessoas feridas, uma delas teve uma ferida exposta, com sangue e tudo mais”, contou. “Um senhor foi arremessado ao teto e, quando caiu no chão, não conseguiu mais levantar”, completou.
O brasileiro contou que todos os passageiros ficaram em choque nos instantes seguintes ao acidente e relembrou os bastidores de pânico. “Eu vi as pessoas comentando, algumas pessoas chorando, tinha crianças de colo, muitas pessoas nervosas. Eu ouvi muita gritaria, vi pessoas rezando e muita gente questionando bastante a tripulação do voo”, disse.
Pelo o que eu vi, o teto do avião foi amassado e danificado com o impacto das pessoas. A primeira coisa que vem na sua cabeça é que o avião vai cair, que você vai perder a sua vida, você pensa na sua família, seus objetivos, namorada e etc.
O entrevistado contou que, depois que os médicos à bordo ajudaram os feridos, o restante dos passageiros passou a questionar a tripulação da Latam sobre o ocorrido. De acordo com ele, os funcionários falaram em turbulência e, mais tarde, confessaram pane no sistema. “[Os funcionários] Disseram que era turbulência e depois falaram que foi um defeito técnico”, disse.
O que diz a Latam sobre o ocorrido?
Em nota, o Grupo Latam afirmou que ainda estão sendo investigadas as causas da forte movimentação do voo LA800, que fazia rota entre Sydney e Santiago. No avião, estavam 263 passageiros e 9 tripulantes.
Segundo a companhia aérea, os 10 passageiros que se machucaram foram levados a um centro médico, mas a maioria já recebeu alta.
A empresa está ajudando as autoridades a concluir as investigações sobre o que levou o avião a despencar no ar. Um novo voo para os passageiros envolvidos sairá nesta terça-feira (12), com destino a Santiago, no Chile.