- É Dia das Bruxas e, no Melhor da Noite desta terça-feira (31), Thaíde levou o público para um passeio para lá de macabro. O repórter do programa apresentado por Glenda Kozlowski e Zeca Camargo participou de uma visita noturna aos mausoléus de um dos cemitérios mais tradicionais da capital paulista e descobriu a lenda do “Coveiro Fantasma”.
Durante conversa com alguns dos organizadores dos passeios, que já viraram tradição em São Paulo, Thaíde soube da história do espírito que aparece no cemitério para guiar os visitantes e apresentá-los aos principais pontos turísticos do lugar. Segundo a lenda, o espírito pertence a um ex-funcionário do Cemitério da Consolação, que morreu durante o serviço.
“O Coveiro Fantasma estava em um sepultamento no mausoléu dos Matarazzo. Um dos coveiros teve um infarto fulminante, morreu e diz a lenda que quem quer encontrar algum tumulo aqui no cemitério da Consolação só precisa tocar seis vezes o sino da capela, mentalizar o coveiro e ele aparece para ajudar”, contou Thiago, um dos organizadores do passeio pelas tumbas. “Como eu sou um cara medroso, sempre vou na administração e pergunto onde está o túmulo que é mais fácil”, completou.
Apesar do medo em relação à história, os organizadores dos passeios explicaram que o objetivo principal das visitas é chamar a atenção da população para a importância do cemitério. “Nossa ideia é transformar o cemitério em um museu pedagógico, um lugar onde você possa vir para aprender histórias da cidade”, disse a organizadora Viviane.