Você já imaginou se fosse possível ter aulas práticas dentro da floresta amazônica? No Dia da Amazônia, que se comemora nesta terça-feira (05), o Melhor da Noite mostra uma iniciativa que tem transformado a maneira de aprender sobre química, física, geografia e tantas outras matérias para alunos que estão prestes a fazer a prova do vestibular.
Os alunos saem das salas de aula convencionais e vão para o imenso laboratório chamado Amazônia. Eles ficam durante dois dias acompanhados por professores explorando o bioma e vivenciando experiências que só a floresta pode proporcionar.
"Nós podemos aqui aprender na prática o que a gente estuda na sala: questões geográficas, históricas, biológicas, químicas, que a gente pode aprimorar nosso conhecimento, e estudar o bioma Amazônia", disse Luiz Vinícius, estudante que se prepara para ingressar na faculdade.
Navegar em canoas de madeira, interagir com botos, observar jacarés, caminhar na selva, e entender na prática como a Amazônia é importante para a produção de alimentos e tantas outras funções no equilíbrio da natureza.
"É uma amplitude em relação ao vestibular. Eles falaram dos rios voadores, que é um tema que cai com bastante frequência, então é uma oportunidade maravilhosa esse contato com a própria floresta", disse Beatriz Rodrigues, aluna que participou da imersão na Amazônia.
Dia da Amazônia
O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro. A data comemorativa foi instituída em 2007, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
A data foi estipulada porque nesta data, no ano de 1850, D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, atual Estado do Amazonas.