No Melhor da Noite desta sexta-feira (27), uma homenagem foi realizada para celebrar os 115 anos do nascimento de Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Considerado por muitos críticos e músicos como o maior sambista da história, Cartola foi compositor, poeta e violonista. Seus sucessos são conhecidos até os dias de hoje, como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é Um Moinho" e "Alvorada".
Diretamente do acervo da Band, o Melhor da Noite resgatou entrevistas lendárias sobre a vida do cantor, onde foi esclarecido por qual motivo ganhou o famoso apelido de Cartola. Segundo o artista, o apelido teve origem quando ele trabalhava em uma obra e usava um chapéu coco para proteger o cabelo dos cimentos. Ao sair para dar suas voltas pelo morro, começaram a tratá-lo como Cartola e o apelido pegou.
Em sua entrevista, Cartola também relembrou como foi o início de sua carreira no samba. Segundo ele, na época em que começou, os sambistas eram perseguidos pela polícia. “Quem batia em pandeiros e tocava violão era vagabundo. Hoje, o sambista tocador de violão e pandeiro é artista, viaja, ganha dinheiro e fortuna, menos eu”, comentou.
Após assistir ao depoimento do cantor, Zeca Camargo revelou que é sempre emocionante ouvir a música "A Coisa Mais Linda" e comentou: “Eu não consigo escutar essa música e ficar normal, é a coisa mais linda que tem. ”