A maior festa religiosa do Brasil já começou! Nesta sexta-feira (11), Catia Fonseca foi a Belém do Pará para cobrir à 232ª edição do Círio de Nazaré. Ao lado de Fafá de Belém, a apresentadora do Melhor da Tarde contou com a ajuda do Padre Cavalcante para explicar como o manto de Nossa Senhora foi confeccionado e o significado de cada detalhe para a festa de 2024.
Segundo o padre Cavalcante, o manto é todo bordado à mão e cheio de minuciosidades que chamam atenção: “Aqui na frente você vê, nesse botão, o medalhão que representa os 100 anos do título basilical da Basílica de Nazaré, um título que somente o Papa pode outorgar”, ressaltou o padre.
O padre aproveitou para falar sobre o grande artista que confeccionou o manto, mas ressaltou que ele não gosta de ser divulgado: “E esse gajão, o design dele, o desenho foi feito por nosso colaborador, Alexandre, que trabalha conosco. Ele, muito humildemente, não gosta muito de ser divulgado, mas eu acho que é um espelho de reconhecimento”.
Cada detalhe do manto tem um significado. Segundo Cavalcante, o verde simboliza a Amazônia; a flor de liz representa o símbolo da realeza e pureza. Já as cores douradas e brancas são utilizadas por remeterem aos tons de Nossa Senhora.
“Geralmente, você vai ver nas coisas [detalhes do manto] que envolvem a realidade da Basílica de Nazaré, esse tom dourado, branco. Não que seja impossível você colocar outras cores, mas é a cor que as pessoas aqui já identificam com a Basílica de Nazaré”.
Segundo o padre, o tempo de confecção do manto pode levar até um ano. Catia Fonseca não conteve a curiosidade e questionou se realmente existe uma frase dentro do manto: “Depende do manto, esse não tem frase”.
Atrás do manto, Cavalcante explica que o coração nas costas representa a união do coração de cristo com nossa senhora. “E aqui o raio de sol, porque o livro do Apocalipse fala que existe uma mulher vestida de sol, né? A Virgem Maria. É aqui é o brasão de Dom Alberto, arcebispo metropolitano da arquidiocese de Belém”.