Está chegando a hora de preparar a ceia de Natal e os chefs do quadro 'Receita, Sabor e Prosa' tem dicas para você preparar uma festa daquelas. Roberto Ravioli destaca, por exemplo, que a maioria dos perus hoje já vem temperados, e dá sugestões para aqueles que estejam interessados em fazerem um frango para as celebrações.
“Hoje o peru já vem pronto, temperado. Sabe aquele pininho? Funciona! Fica atento: são duas horas, 2h15. A hora que o pinho sair, pode tirar do forno que o peru tá pronto. Já o frango não. O frango é no teu olho. Então não esquece: manteiga, alecrim, alho, sal e pimenta. Faz uma pastinha, passa no frango todo e coloca no forno. Põe umas batatinhas por baixo para assar por cima. Além do frango não grudar, a batatinha quando sair…Você faz uma farofa, ó!”, destaca.
Já o chef Giovanni Silvestre, da produtora gastronômica Tentáculos, dá uma sugestão para deixar seu Natal mais sustentável e impedir o desperdício de alimentos.
“No dia seguinte da ceia, uma coisa que é legal para a gente reaproveitar, principalmente as aves, é preparar um lanche rápido. Então pega aquela carne que sobrou, dá uma desfiadinha, leva para uma frigideira com um pouquinho de azeite, alho e cebola picada, um tomate ou um pimentão para quem gosta, um cheiro verde e faz um refogado. Pode virar um recheio de torta ou de lanche. Aí fica na criatividade, coloca um queijo ou o que você quiser”, detalhe ele.
Rogério Holanda, por sua vez, ensina uma receita inusitada: uma pipoca de queijo coalho. “É bem fácil. Pega queijo coalho, pode ser aquele de espetinho. Você corta em cubinhos, passa no ovo, passa na tapioca, frita em olho quente, e pronto!”, define.