Melhor da Tarde

Covid-19: prefeitura de São Paulo antecipa cinco feriados municipais

Da Redação, com Melhor da Tarde

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 18, a antecipação de cinco feriados municipais para tentar reduzir o avanço da pandemia: Corpus Christi, Consciência Negra, o aniversário da cidade de 2022, Corpus Christi de 2022 e Consciência Negra de 2022. Andressa Guaraná, chefe de redação da Band, participou do Melhor da Tarde para falar sobre as mudanças.

A antecipação começa na próxima sexta-feira, dia 26, e segue até o dia 1º; com isso, São Paulo não terá dias úteis entre 26 de março e 4 de abril. O horário do rodízio de veículos também muda a partir de segunda-feira, de acordo com o prefeito. As restrições de circulação entre 7h e 10h e entre 17h até 20h deixam de valer. 

Os carros com placas de final 1 e 2 não poderão circular entre 20h de segunda-feira até 5h do dia seguinte, terça-feira. Para os veículos de final 3 e 4, as restrições vão de 20h de terça até 5h de quarta-feira e assim por diante. O decreto vai de encontro ao toque de recolher decretado pelo governador João Doria e tem o objetivo de diminuir mais ainda a circulação de pessoas durante a noite.

A intenção do prefeito Bruno Covas é forçar a cidade a aumentar os níveis de isolamento. No ano passado, a prefeitura de São Paulo também antecipou os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra e obteve índices maiores de isolamento. A expectativa é conseguir, pelo menos, 50% de isolamento social.