Melhor da Tarde

Prepare o bolso: preço do pão sobe até 10% com a alta do dólar

Da Redação, com Melhor da Tarde

 

Em cada região do Brasil ele tem um nome: pão de sal, carioquinha, cacetinho, pão francês e por aí vai. Mas ultimamente o preço anda salgado no bolso. O produto subiu quase 6% nos últimos 12 meses e, em algumas regiões, quase 10%.

O motivo é a dependência do Brasil na importação do trigo, matéria prima fundamental para o nosso pão de cada dia. Tivemos uma alta de aproximadamente 11% da taxa de câmbio e, por outro lado, mais de 22% de aumento do preço do trigo no mercado internacional. 

A tempestade perfeita sendo formada. O custo de produção do pãozinho subiu quase 35%, mas os preços continuam os mesmos em algumas padarias para ajudar o consumidor e tentar manter o consumo em alta. Mas, inevitavelmente, uma hora esse custo será repassado. A reportagem é de Tiago Prudente.

“Se o Brasil tem tanta terra para ser plantada, porque não incentiva o plantio de trigo? Pode ser que não seja o trigo com a qualidade superior de outros países, mas pelo menos você se mantém. Porque o dólar está quase R$ 6”, comentou Catia Fonseca no Melhor da Tarde desta quinta-feira, 11.